Clínicas de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, oferecerão atividades lúdicas, com elementos carnavalescos, aos pacientes.
Uma ação inclusiva, neste Carnaval, mobilizará as unidades da Hapvida, que atendem as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Brasil. Em Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, a empresa, com objetivo de proporcionar uma folia adaptada e inclusiva aos pacientes assistidos nas clínicas Marechal Deodoro e Medicina Preventiva Sete Colinas, respectivamente, realizará uma programação especial.
Em Uberlândia, as atividades acontecerão na Clínica Marechal Deodoro, localizada no Centro da cidade, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro. A iniciativa contará com a participação da Equipe TEA, composta por uma psicóloga, uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional, que promoverão momentos lúdicos, terapêuticos e respeitosos às particularidades de cada criança.
Dentre as atividades propostas, destacam-se: o bloquinho da Hapvida – um momento musical com marchinhas infantis para estimular habilidades motoras, como dançar, correr e pular, respeitando os limites individuais e uma oficina de máscaras – um espaço de criatividade e interação, onde as crianças poderão personalizar suas próprias máscaras com materiais como tesouras sem ponta, lantejoulas e outros elementos decorativos.
Segundo Raquiene Ribeiro, coordenadora da Clínica Marechal Deodoro, a programação foi cuidadosamente planejada para garantir o conforto e o bem-estar das crianças. “Nosso compromisso é criar um ambiente seguro e acolhedor, proporcionando momentos de alegria e aprendizado para cada uma delas.”
Já em Uberaba, as crianças que são atendidas na Clínica Medicina Preventiva Sete Colinas se reuniram para realizar a oficina de máscaras e os trabalhos estão expostos na unidade, onde os visitantes podem conferir e vivenciar um cenário carnavalesco. A coordenadora da clínica, Bruna Tosta, diz que o espaço está bem colorido e alegre. “Por meio do trabalho das crianças, deixamos o espaço bem no clima de carnaval para alegrar a todos que frequentam a unidade. E eles estão muito felizes de verem seus trabalhos expostos”, diz.
Para o coordenador regional das clínicas TEA da Hapvida, João Almeida, a ação reforça o compromisso da Hapvida com a inclusão e a promoção de um cuidado integral para todas as crianças, garantindo que o Carnaval seja uma experiência acessível, divertida e enriquecedora para todos. “De forma terapêutica, estamos trabalhando a interação social e a socialização, aspectos fundamentais no processo de cuidado e no desenvolvimento da autonomia dos nossos beneficiários. Essa é uma iniciativa importante para fortalecer vínculos, estimular habilidades e proporcionar momentos especiais para cada criança. Seguimos juntos, promovendo mais inclusão e bem-estar”, destaca.
Sobre a Hapvida
Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.