Dia Mundial da Educação Ambiental: descarte correto de resíduos transforma realidades em hospitais brasileiros

0

Projeto Guardiões do Meio Ambiente acontece em todas as unidades hospitalares e prontos atendimentos da Hapvida NotreDame Intermédica.

Olá, colega!

Neste domingo, 26 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental. Na Hapvida NotreDame Intermédica, o tema é prioritário. A companhia desenvolveu um projeto que capacita colaboradores para ações de descarte adequado de resíduos nas unidades da empresa.

Segue o release com as informações.

Fique à vontade para usar o material.

Estou à disposição para agendar entrevistas.

Atenciosamente,

Érica Magalhães

Assessora de Imprensa

(34) 99199-9944

Dia Mundial da Educação Ambiental: descarte correto de resíduos transforma realidades em hospitais brasileiros

Projeto Guardiões do Meio Ambiente acontece em todas as unidades hospitalares e prontos atendimentos da Hapvida NotreDame Intermédica

No próximo domingo, 26 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental. Na Hapvida NotreDame Intermédica, o tema é prioritário. A companhia desenvolveu um projeto que capacita colaboradores para ações de descarte adequado de resíduos nas unidades da empresa.

Trata-se do Projeto Guardiões do Meio Ambiente. Em 2024, mais de dois mil colaboradores foram capacitados e, hoje, atuam como multiplicadores, auxiliando o fortalecimento de uma cultura pautada pelo gerenciamento inteligente e responsável.

“Essa iniciativa faz parte da Gestão Ambiental promovida pela Hapvida para contribuir com a saúde e o bem-estar da sociedade e das gerações futuras, além de disseminar a importância de preservar o planeta e levar esse conhecimento para dentro e fora dos espaços de trabalho da empresa”, afirma a coordenadora de Meio Ambiente da companhia, Mariana Belarmino.

De norte a sul do Brasil, grupos de voluntários atuam em suas unidades de forma preventiva com treinamentos, fiscalização e auditorias nas etapas de descarte de resíduos medicamentosos, infectantes, químicos e comuns (orgânicos e recicláveis) para garantir a manutenção diária dos processos e a regularidade ambiental.

Novo olhar

Em Curitiba (PR), a analista de hotelaria do Hospital Onix Mateus Leme, Israelma Costa, descreve a experiência de participar do projeto como “transformadora”. Por  meio de uma capacitação realizada em junho do ano passado, ela descobriu que, com um pouco mais de conhecimento, poderia aperfeiçoar o seu ambiente de trabalho e a comunidade em que vive. “Foi um aprendizado que me trouxe muita coisa nova e mudou a minha visão de mundo. Coisas simples fazem toda a diferença no planeta”, conta.

Além de orientar os colegas, a analista passou a compartilhar os ensinamentos com os moradores do condomínio onde mora. “As pessoas me procuram para saber onde descartar corretamente os objetos. Com esse olhar diferenciado, cada um pode ajudar a mudar o mundo para melhor”, projeta.

Já Flávia Cardoso Alves, funcionária do Hospital Rio Amazonas, em Manaus (AM), concorda com a mudança que acontece a partir da educação ambiental. “Acredito que pequenas atitudes causam grandes impactos. Temos que construir um ambiente sólido para as próximas gerações”, avalia.