A Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS realizou 1.383 atendimentos em seis cidades mineiras desde a sua inauguração em julho
Lá se vão quase sete meses desde que a Carreta da Família – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS – começou sua trajetória pelas estradas de Minas Gerais, levando educação, prevenção e identificação de casos de alta suspeição do câncer para comunidades mais distantes. O projeto, resultado de uma parceria entre a Santa Casa BH e a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), já realizou 1.383 atendimentos em seis municípios, proporcionando acesso à saúde e melhorando a qualidade de vida da população.
Equipada com mamógrafo, raio-x e dermatoscópio, a Carreta da Família conta com uma equipe altamente qualificada do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e outros especialistas. Esses profissionais comprometidos oferecem atendimento humanizado e utilizam equipamentos modernos para atender regiões onde o acesso à saúde especializada é escasso.
Além de exames, o projeto capacita as equipes de Atenção Primária à Saúde locais, assegurando que o cuidado iniciado tenha continuidade após a passagem da Unidade Móvel. “Nossa abordagem integrada garante não apenas o rastreio e possibilidade de um diagnóstico precoce, mas também um acompanhamento eficaz e contínuo através da equipe de Navegação”, explica João Bontempo, coordenador da Carreta da Família.
Além de exames, o projeto capacita as equipes de Atenção Primária à Saúde locais, assegurando que o cuidado iniciado tenha continuidade após a passagem da Unidade Móvel. “Nossa abordagem integrada garante não apenas o rastreio e a possibilidade de um diagnóstico precoce, mas também um acompanhamento eficaz e contínuo através da equipe de Navegação, que atua como um elo essencial entre os pacientes e os serviços de saúde,” explica João Bontempo, coordenador da Carreta da Família.
A Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS já visitou cidades como Serro, Santana do Riacho, Alvorada de Minas, Serra Azul de Minas, Gouveia e Presidente Kubitschek. A escolha dos municípios segue critérios como menor IDH, distância da capital e acesso restrito a serviços oncológicos. Cada parada simboliza um avanço significativo para as comunidades atendidas, com centenas de exames realizados e pacientes encaminhados para tratamento especializado.
Além das cidades visitadas, a Carreta da Família também realizou uma ação especial entre os dias 16 e 18 de dezembro na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), no bairro Gameleira, em Belo Horizonte. A iniciativa foi voltada à realização de mamografias e dermatoscopia, beneficiando tanto as recuperandas quanto às funcionárias da unidade. A visita resultou em um total de 87 atendimentos.
De acordo com a gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Sara Oliveira, para 40 das recuperandas, essa foi a primeira mamografia de suas vidas. “A ausência desse tipo de exame representa a negação de um passo essencial na prevenção. Hoje, essa realidade começou a mudar “, destacou.
Depoimentos que emocionam
Maria da Conceição, moradora do Serro, compartilha: “sempre tive medo de ir ao médico, mas a chegada da Carreta foi um sinal de Deus. Hoje estou fazendo meu acompanhamento e me sinto muito mais tranquila”, comenta emocionada. José da Silva, morador de Sabinópolis, também relata sua experiência: “graças ao exame de raio-x realizado na unidade, pude iniciar o tratamento de um problema pulmonar a tempo. É algo que salvou minha vida. Sou imensamente grato pela oportunidade”.
Parcerias que transformam vidas
A iniciativa em prol da saúde dos mineiros é fruto do empenho de profissionais dedicados e de uma ampla rede de parceiros. A CAPE, proprietária da Carreta da Família, adquiriu a unidade com investimentos próprios e contou com o apoio dos Supermercados BH, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para custear a operação do projeto. “Essa união de forças reafirma nosso compromisso com a dignidade humana e a saúde de qualidade”, destaca o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima.
A próxima expedição da Carreta será realizada na cidade de Moeda, entre os dias 20 e 24 de janeiro. O veículo ficará no Parque de Exposição “Tino do Leite”.
Compromisso com o futuro
“A Carreta da Família é mais do que uma Unidade Móvel; ela representa o compromisso inabalável da Santa Casa BH em levar saúde e dignidade às regiões mais distantes. É a extensão da excelência e do cuidado que são a marca da nossa instituição”, ressalta Roberto Otto.
Com cada quilômetro percorrido, a Carreta reafirma a missão da Santa Casa BH de quebrar barreiras e transformar vidas. “Ao alcançar comunidades remotas, concretizamos nosso propósito de oferecer saúde de ponta para todos. Nosso hospital ganhou rodas para levar esperança e bem-estar a quem mais precisa”, conclui o provedor da Santa Casa BH.