Após quatro meses de intensa formação, o LAB PRODUTIVA, laboratório imersivo de produção executiva, chegou ao fim com uma programação presencial, no último final de semana, em Salvador. O projeto, que teve como foco a capacitação de produtoras e produtores audiovisuais, promoveu consultorias especializadas, masterclasses e treinamentos de pitching, consolidando-se como uma iniciativa pioneira na Bahia ao impulsionar carreiras e projetos cinematográficos em desenvolvimento.
O LAB PRODUTIVA selecionou seis projetos de longa-metragem (ficção ou documentário), que passaram por um processo de desenvolvimento estratégico guiado por profissionais renomados do setor. A formação teve como público-alvo mulheres cis, pessoas trans, não-binárias, negras, indígenas e pessoas com deficiência, reforçando seu compromisso com a diversidade e inclusão no mercado audiovisual.
Com mais de 70 horas de atividades, o laboratório ofereceu ferramentas essenciais para que os participantes desenvolvessem não apenas seus projetos, mas também estratégias para navegar com segurança e inovação pelo mercado audiovisual. Segundo Daiane Rosário, co-idealizadora do projeto e fundadora da Rosários Produções, o objetivo era ampliar as possibilidades de viabilização dos projetos. “Foi um espaço de troca e amadurecimento, em que profissionais receberam um olhar estratégico e criativo sobre suas obras, preparando-os para os desafios do mercado”, afirma.
Uma das participantes do projeto, Daniele Souza, produtora Executiva do Longa Metragem “Antes que Acabe”, comentou da importância de viver a experiência. “Participar do Lab Produtiva foi sem dúvidas uma experiência única e muito enriquecedora. Me senti acolhida desde o primeiro encontro durante a masterclass de produção criativa com Flávia e Daiane, e ouvir elas falando desse lugar de produção que se aflora com as experiências me passou uma confiança muito grande em compor este espaço”, contou Daniele.
Ela enfatizou que toda a programação foi muito bem pensada e articulada, tecendo um caminho mais tranquilo para o objetivo de todos. “Agora, nessa etapa final do projeto, me sinto muito mais confiante em apresentar o meu pitching entendendo a essência da história que conto e todo o desdobramento que esse movimento tem o poder de fazer. Vida longa ao Lab produtiva! Que ele continue reunindo esse grupo de mulheres potentes para segurar na mão de muitas outras mulheres nessa caminhada. Que o mercado audiovisual seja cada vez mais ocupado pela presença feminina, cocriando e matrigestando o audiovisual nesse futuro que é tão presente”, concluiu a participante.
Flávia Santana, co-idealizadora do LAB PRODUTIVA e diretora da Mulungu Realizações Culturais, destaca a importância de iniciativas como esta para fortalecer a produção executiva no Brasil. “Muitas vezes, a produção executiva é um trabalho solitário, construído a partir de tentativa e erro. O LAB PRODUTIVA foi um espaço de conexão, onde participantes puderam compartilhar experiências e visões, tornando seus projetos mais competitivos e inovadores”, ressalta.
Sobre o LAB PRODUTIVA
O LAB PRODUTIVA foi uma iniciativa realizada pela Rosários Produções Artísticas e Mulungu Realizações Culturais, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura e Governo Federal. O laboratório teve como objetivo principal potencializar projetos e profissionais do audiovisual, criando um ambiente de aprendizado prático e estratégico que contribui para a sustentabilidade e inovação no setor.
Serviço
Encerramento do LAB PRODUTIVA
Quando:
17/01 (13h às 17h) – Auditório Makota Validina (Salcine)
18/01 (16h às 21h) – Pousada des Arts
Programação: Encontro coletivo, mesa de abertura, apresentações de pitches e Happy Hour.
Realização: Rosários Produções Artísticas e Mulungu Realizações Culturais.
Apoio: Governo do Estado da Bahia, Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei Paulo Gustavo.
Sugestão de pauta e entrevistas
Profissionais envolvidas no projeto, como Daiane Rosário e Flávia Santana, além das consultoras participantes, estão disponíveis para entrevistas e podem abordar temas como:
Os desafios e avanços da produção executiva no Brasil.
A importância da inclusão e diversidade no mercado audiovisual.
O impacto do LAB PRODUTIVA na formação de profissionais e desenvolvimento de projetos.