Prefeitura lança ‘Sabadão da Saúde’ para facilitar acesso a atendimentos

0

Iniciativa acontece neste sábado (18) com abertura de todas unidades básicas do setor Oeste das 7h às 13h; prefeito também anunciou abertura de leitos de internação e ações do Mutirão contra o mosquito Aedes, causador da dengue, chikungunya, febre amarela e zika.

Para continuar garantindo uma assistência de qualidade e acessível para toda a população, o prefeito Paulo Sérgio lançou, nesta quarta-feira (15), em evento no Centro Administrativo Municipal, o “Sabadão da Saúde”. A iniciativa inédita visa proporcionar um acesso mais rápido aos atendimentos médicos e ampliar a oferta de serviços de saúde. Na programação, todas as unidades básicas de saúde do setor Oeste estarão abertas no sábado (18), das 7h às 13h. Serão ofertadas, aproximadamente, 1.200 consultas médicas em clínica geral.

“As unidades básicas de saúde desempenham um papel essencial na promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo dos pacientes. Ter esse acesso ampliado permite uma melhor qualidade de vida ao usuário e ajuda a reduzir, no futuro, agravamento da saúde e internações hospitalares, além de diminuir as filas de espera”, disse o prefeito.

Ao todo, são 20 unidades básicas de saúde no setor Oeste que estarão abertas, incluindo as ambulatoriais das unidades de atendimento integrado (UAIs) Planalto e Luizote. As unidades que contemplam este setor bem como os endereços de cada uma estão no Portal da Prefeitura.

“Nosso intuito com esta ação é de facilitar o acesso ao atendimento. As equipes já entrarão em contato com as pessoas que aguardam por atendimento para agendar as consultas em clínica geral para este sábado. É possível ainda que os moradores do setor Oeste também procurem sua unidade de referência para garantir essa agenda”, explicou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.

Novas ações contra a dengue
Ainda durante o lançamento, o prefeito Paulo Sérgio deu as boas-vindas aos 100 novos agentes de endemia do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, divulgou a abertura de leitos de internação e detalhou as ações do Mutirão que acontecerá no bairro Canãa. As iniciativas dão continuidade ao trabalho preventivo da campanha “Dengue: A Batalha começa em casa”.

Os novos agentes de endemias se juntarão aos 309 existentes. Eles já passaram por capacitação e estão aptos a iniciar de imediato nas inúmeras frentes de atuação de eliminação do mosquito.

Em outra frente, o prefeito anunciou a abertura de 10 novos leitos de atendimento no Centro de Internação Clínica (CIC). “A dengue tem se mostrado uma ameaça constante em diversas regiões e a nossa cidade não está imune a essa situação. É fundamental estarmos preparados para atender um possível aumento na demanda, sem comprometer os outros serviços. Estamos acompanhando rotineiramente os casos e deixando toda a rede municipal preparada”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.

Mutirão no Canaã
Ainda foi anunciada a realização de mais uma etapa do trabalho de mobilização e conscientização contra o Aedes junto à comunidade do setor Oeste. A ação acontece neste sábado (18), das 8h às 13h, no bairro Canaã.

Os profissionais do Programa Municipal de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes estarão na Praça Morum Bernardino com trabalho de conscientização sobre as formas e a importância de combate ao mosquito. Haverá também a troca de litros de leite por objetos que são possíveis criadouros, como pneus, móveis, vasilhas, entre outros. Para cada tipo de material entregue pela comunidade será concedida uma quantidade específica de leite. Serão disponibilizados 2.500 litros de leite e os critérios de troca estarão disponíveis no local.

Além disso, os agentes percorrerão a região com visitas nas casas e farão monitoramento aéreo com drone para identificação e eliminação de criadouros e focos. O termonebulizador (fumacê) passará pelas vias do bairro para eliminar mosquitos na fase adulta.