Prefeito participa de marco inicial das obras e ampliação e modernização do Aeroporto de Uberlândia

0

Meta é que estrutura passe a ter capacidade para atender mais de 2 milhões de passageiros por ano; entrega está prevista para 2026, com novo terminal de passageiros e diversas melhorias.

O prefeito Paulo Sérgio participou, no final da tarde desta terça-feira (14), da cerimônia que, com a pedra fundamental, marca o início da ampliação e modernização do aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, cujas obras foram autorizadas pelo Município por meio de termo de anuência assinado em novembro do ano passado. A expectativa da concessionária Aena Brasil é que a estrutura passe a ter capacidade para atender até 2,15 milhões de passageiros ao ano a partir do segundo semestre de 2026. Durante o evento, o prefeito também reforçou o compromisso do Município em seguir apoiando as melhorias com obras de acesso ao aeroporto, o que inclui a entrega da trincheira que está em construção da trincheira sob a linha férrea da avenida Afonso Pena e ampliação das vias de acesso do lado onde será erguido um novo terminal de passageiros.

“Esse investimento é extremamente importante para Uberlândia e para todo o estado. Temos o segundo aeroporto de maior movimento de passageiros em Minas Gerais. Essa ampliação, que será feita em um ano e meio, vai melhorar muito os negócios em Uberlândia e a Prefeitura de Uberlândia vai entregar todas as obras externas para melhoria de acesso ao aeroporto, como a trincheira, que deve ficar pronta nesses primeiros 100 dias da nossa gestão”, disse Paulo Sérgio.

As obras do aeroporto incluem construção de novas pistas de rolagem, novo pátio para aviação comercial do outro lado da pista (com oito posições), novo terminal de passageiros com 10 mil metros quadrados adicionais, pontes de embarque, 22 posições de check-in, sala de embarque com cinco portões, três controles de segurança, restituição de bagagem com duas esteiras e estacionamento sistema viário de acesso e pátio de estacionamento de aeronave novos, entre outras melhorias.

A concessão do terminal foi assumida pela subsidiária brasileira da operadora aeroportuária espanhola em junho de 2023 com duração de 30 anos. Desde então, o local passou por diversas adequações, como instalação de nova rede wi-fi e balcão de informações, sinalização horizontal e vertical luminosa e jardins, melhorias no sistema de luzes de aproximação (Papi) e na proteção a raios do balizamento, fechamento de muros e cercas, pintura da fachada e recuperação de viaturas, melhorias na iluminação e circulação de ar do terminal, reforma de carrinhos de bagagem e novas bandejas de objetos no raio-x e novo centro de operações entre outros.

Em abril de 2024, o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato conquistou o prêmio de melhor aeroporto regional do Sudeste do país, ficando à frente de outras sete cidades, entre as quais Ribeirão Preto (SP), Montes Claros (MG) e Bauru (SP). O levantamento foi realizado pela Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), do Ministério de Portos e Aeroporto, e considerou a satisfação dos passageiros, apurada com base em questionário preenchido voluntariamente pelos usuários.

Conforme estudo viabilizado pela Aena Brasil, do bloco de 11 aeroportos sob sua gestão no país, o terminal de Uberlândia foi o que registrou maior índice de crescimento na movimentação de passageiros entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, com aumento de quase 35%.