Até 6% do IR pode ser destinado a projetos culturais, por meio da plataforma Evoé, a pessoa física pode contribuir e ter o valor abatido da contribuição fiscal.
Até 26 de dezembro, pessoas físicas podem apoiar a cultura brasileira utilizando a renúncia fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Com até 6% do valor devido no Imposto de Renda, é possível investir em projetos culturais e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.
Ao apoiar, o valor destinado aos projetos será descontado e abatido do valor do imposto de renda, o que reduzirá o valor a ser pago.
Em Uberlândia, o valor pode ser destinado para o Grupontapé, cia. mineira de teatro do município que promove apresentações teatrais, oficinas e atividades teatrais de intervenção corporativa, por meio do teatro aplicado.
O Grupontapé
Fundado em 1994, o Grupontapé é hoje um dos grupos de teatro mais reconhecidos de Minas Gerais, tendo produzido mais de 22 espetáculos e promovido uma série de atividades culturais, como cursos, oficinas e festivais
A companhia mantém uma Escola Livre de Teatro e uma sala de espetáculos própria, que recebem artistas locais e de outras regiões, além de oferecer formações para novos talentos da cena cultural. A abordagem inovadora do grupo no uso do teatro aplicado tem gerado impacto significativo na vida cultural de Uberlândia e do estado, com presença marcante em 18 estados brasileiros e dois países da América Latina.
O Grupontapé tem o compromisso com as tradições populares brasileiras, explorando temas que dialogam com o folclore e a história cultural do país. Esse compromisso, aliado a uma gestão eficiente e à constante busca pela excelência artística, faz com que o grupo seja uma referência de inovação e autenticidade, inspirando e enriquecendo a cena teatral local e nacional.
Por que participar?
Em 2023, no Brasil, apenas 0,07% dos contribuintes elegíveis destinaram recursos para a cultura. Entre os 16,8 milhões que poderiam usar o mecanismo, apenas 11 mil o fizeram. A adesão pública poderia gerar mais R$ 14 bilhões em investimento cultural.
Bruna Kassab, CEO da Evoé, plataforma que lidera o movimento, destaca: “Se todos os contribuintes potenciais participarem, alcançaremos o teto autorizado pela Lei Rouanet, transformando territórios e construindo legados. Investir em cultura é investir em um Brasil mais criativo e competitivo.”
Como funciona:
- Acesse a plataforma da Evoé, por meio do link www.evoe.cc e selecione projetos;
- Escolha a categoria “Teatro” e selecione “Amigos do Ponta” e clique em “Seja um Amigo do Ponta”;
- Se necessário, use a opção “Calcular I.R” para verificar o quanto é possível destinar. Cada pessoa pode doar até 6% do imposto devido no modelo completo;
- Selecione o plano desejado e assine;
- Declare o valor destinado no IRPF de 2025 para abater o imposto.
É possível realizar a contribuição até 26 de dezembro de 2024.
O movimento #MeuIRnaCultura conta com o suporte da Evoé e parceiros renomados como Instituto Inhotim, Cinemateca Brasileira, MAM-SP e Museu do Ipiranga. A plataforma oferece ferramentas para calcular doações e escolher projetos alinhados aos interesses de cada pessoa.