“Planejar a carreira e a vida exige mais do que metas no papel. É necessário alinhar forças pessoais, entender o perfil comportamental e construir uma visão próspera e consciente do futuro”, afirma a coach Teresa Cristina Camargo.
À medida que o ano termina, é natural que muitas pessoas se envolvam em reflexões sobre suas conquistas, desafios e expectativas para o futuro. E esse momento é propício para avaliar o que foi vivido e estabelecer metas que direcionem os próximos passos. A coach Teresa Cristina Camargo, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional, afirma que o segredo para alcançar os objetivos, além do planejamento estratégico, é o autoconhecimento e a busca de um sentido profundo em tudo o que fazemos. “Planejar a carreira e a vida exige mais do que metas no papel. É necessário alinhar forças pessoais, entender o perfil comportamental e ter metas claras, realistas, atingíveis e consciente para o futuro”, explica.
Por que é tão importante falar sobre esse assunto? Um estudo conduzido pela Universidade de Scranton, localizada no Condado de Lackawanna, na Pensilvânia, revelou que apenas cerca de 8% das pessoas conseguem cumprir as metas que estabelecem para o Ano Novo. Essa estatística destaca a importância de estratégias eficazes e planejamento para transformar resoluções em resultados reais.
Para isso, o primeiro passo para um planejamento assertivo é identificar as forças pessoais. “É preciso refletir sobre as habilidades únicas, experiências e valores que moldam a identidade. Nossas forças são nossos alicerces. O que você faz melhor? Quais suas maiores conquistas até agora? Isso ajudará a direcionar suas decisões e ampliar sua confiança”, orienta Teresa Cristina.
Perfil comportamental e autoconhecimento
Outro ponto fundamental na visão da coach é o entendimento de cada indivíduo quanto ao reconhecimento e valorização de resultados. “Algumas pessoas se motivam por reconhecimento público, outras por realizações concretas ou autonomia. Descobrir o que faz se sentir valorizado é como guia para novas escolhas, na vida e no trabalho”, afirma.
Todo esse apanhado chega a um denominador comum: o autoconhecimento, que pode se dar por meio da identificação do perfil comportamental. Teresa Cristina destaca que cada pessoa possui um perfil comportamental predominante, que pode ser dominante, aquele focado em resultados e decisões rápidas; analítico, o que é detalhista, gosta de planejamento e previsibilidade; o influente, o que é comunicativo, energiza o ambiente e busca conexões e o estável, é aquele que valoriza a harmonia, a lealdade e a constância. “Saber seu perfil permite que a pessoa aproveite ao máximo seus pontos fortes e evite armadilhas relacionadas às suas fraquezas”, aconselha.
Cuidado com a autossabotagem
Quer alcançar os objetivos? Cuidado com a autossabotagem. Ela é um dos maiores inimigos do sucesso, segundo a coach. Teresa explica que isso se dá quando o medo ou a insegurança controlam as nossas ações. “Reconheça seus padrões negativos, enfrente-os e substitua-os por hábitos que sustentem seu crescimento. Um planejamento eficaz vai além de metas específicas, ele deve ter um propósito. A prosperidade não é apenas dinheiro ou status, é a capacidade de criar resultados positivos com os recursos que você já tem no ambiente em que está, mas com sabedoria”, explica. Isso inclui cultivar relacionamentos, aprender continuamente e cuidar da sua saúde física e emocional.
Com essas orientações, Teresa Cristina Camargo acredita que qualquer pessoa pode transformar 2025 em um ano de realizações significativas. “Planejar é fundamental, mas é a ação consistente e intencional que realmente faz a diferença. É como diz o poema de Carlos Drummond de Andrade. Para ganhar um Ano Novo que mereça esse nome, precisamos fazê-lo novo, mesmo sabendo que não é fácil. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”, conclui.