Prevenção é a melhor defesa contra a dengue

0

A vacinação é uma das principais ferramentas de proteção, oferecendo cobertura contra os quatro sorotipos do vírus. 

Com a chegada do verão e das intensas chuvas, o Brasil enfrenta mais uma vez o desafio de combater a dengue. A proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, aumenta significativamente nesse período, exigindo redobrada atenção da população e das autoridades de saúde. Além dos cuidados para a eliminação de criadouros e o uso de telas e repelentes, a vacinação se torna uma medida indispensável para evitar e prevenir casos graves da doença.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue até 7 de outubro de 2024, um crescimento de 400% em relação ao ano anterior. O aumento da circulação dos sorotipos 3 e 4 do vírus agrava o risco de casos graves, especialmente em indivíduos que já foram infectados por outros sorotipos.

Em Minas Gerais, em 2024, foram confirmados 1.364.807 casos de dengue e 1.117 óbitos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina QDENGA, também disponível nas unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins, protege contra os quatro sorotipos do vírus. Segundo Heryka Cavalcante, enfermeira responsável pelo serviço, o imunizante é indicado para pessoas de 4 a 60 anos e apresenta uma eficácia superior às vacinas anteriormente disponíveis.

“A QDENGA previne cerca de 80% dos casos gerais e reduz em mais de 90% a necessidade de hospitalização. O esquema vacinal é simples, com duas doses aplicadas em um intervalo de três meses, tornando a adesão prática e eficiente”, afirma Heryka.

Exames:
O diagnóstico precoce também é fundamental para evitar complicações e proporcionar um tratamento eficaz. Portanto, é primordial estar atento aos primeiros sintomas da dengue, como febre, dores no corpo, manchas na pele e fadiga.

No Sabin, estão disponíveis vários tipos de exames para detecção da dengue. O destaque é o teste rápido NS1, capaz de identificar a presença do vírus nos primeiros dias de sintomas.

Outro exame avançado disponível é o PCR Combo, que detecta os vírus da dengue, zika e chikungunya em uma única amostra. Realizado por meio de PCR em tempo real, o exame apresenta resultados precisos em até quatro dias úteis e é indicado para casos de coinfecção ou dúvidas diagnósticas.

Além disso, o infectologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Marcelo Cordeiro, reforça a importância das vacinas para prevenção e explica que os imunizantes são projetados para induzir uma resposta do sistema imunológico sem transmitir a enfermidade.

Sobre o Sabin

Com 40 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades. O Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.  O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.