Na semana do Dia Mundial da Qualidade, empresa reforça capacitação de colaboradores para o aprimoramento de fluxos e processos.
Compromisso permanente em oferecer qualidade no atendimento a clientes: esse é um dos pilares da Hapvida NotreDame Intermédica, maior empresa de saúde da América Latina, que busca constantemente ampliar a excelência nos serviços prestados. Nesse sentido, na semana em que se comemora o Dia Mundial da Qualidade — lembrado anualmente na segunda quinta-feira de novembro —, a companhia realiza uma semana com programação especial para garantir o padrão elevado da assistência e da gestão dos processos internos.
A celebração da data está alinhada à iniciativa promovida pelo Chartered Quality Institute (CQI) e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O propósito é incentivar a adoção de práticas de qualidade que fortaleçam a eficiência e a satisfação dos clientes. Em 2024, o tema da iniciativa é “Qualidade: da conformidade à performance”.
“É essencial que toda a equipe da Hapvida NotreDame Intermédica compreenda a importância de seguir um padrão, de verificar sua execução, de mensurar os resultados alcançados e de entender os riscos que conseguimos mitigar com esse trabalho”, reflete Irina Okidoi, diretora de Certificações e Qualidade Assistencial da Hapvida, ao comentar sobre a série de palestras online oferecidas aos colaboradores de todo o Brasil nesta semana. Segundo ela, “a qualidade exige um processo de melhoria contínua. A nossa maior vantagem é a integração da empresa, que facilita a disseminação desse aperfeiçoamento em todas as unidades”, acrescenta.
Certificações
Com o crescimento nos últimos anos, a empresa está aperfeiçoando e integrando todos os padrões de qualidade. Em 2024, conquistou a certificação da International Society for Quality in Health Care (ISQua) em seu programa de qualidade, o Qualitotal. No Brasil, a Hapvida é a primeira empresa de saúde a receber a acreditação “accredited standards” pelo manual próprio.
Desde 2019, o Qualitotal acompanha continuamente indicadores e processos de 84 unidades de saúde da rede, entre hospitais, clínicas de reabilitação, remoção, SADTs (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico) e dois Núcleos Técnicos Operacionais (NTO), para verificação de protocolos e melhores práticas de segurança exigidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e outros órgãos.
Além disso, a companhia conta com os principais certificados e acreditações de qualidade de programas para empresas de saúde, como ONA (acreditação nacional com padrões de segurança e qualidade reconhecidos internacionalmente); ISO 9001 (certificação dos modelos de gestão de qualidade, com foco no cliente e em vários processos administrativos, regulação e ouvidoria); Qmentum (modelo internacional de avaliação de serviços de saúde que garante o cumprimento de requisitos de segurança) e o PADI / PALC (voltados para medicina diagnóstica).
Inovação
Pensando na qualidade, a inovação é outra vertente importante da Hapvida para o melhor atendimento aos pacientes. Para isso, utiliza a tecnologia aplicada à medicina com ferramentas que promovem agilidade e qualidade ao atendimento, como o sistema único que reúne informações dos beneficiários, que permite que o paciente possa visualizar a prescrição médica e os exames solicitados, e a telemedicina. “A qualidade faz parte da cultura da Hapvida e permeia todos os setores, principalmente aqueles que estão na ponta, lidando com os pacientes. Nós somos muito grandes e precisamos de ferramentas que nos auxiliem a evoluir por todo o ecossistema”, finaliza Okidoi.
Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende cerca de 15,7 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 347 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.