Balaio Popular será apresentado pela primeira vez na festa que une religião e tradição afro-brasileira
Pela primeira vez, o Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia-MG, estará na programação da tradicional Festa do Congado da cidade. No dia 12 de outubro, a peça Balaio Popular, que acompanha o grupo há mais de 20 anos, será apresentada na Praça da Igreja do Rosário, às 18 horas.
Este é um dos momentos mais aguardados do evento, que apresentará de forma inédita uma peça teatral, uma combinação única entre a tradição do Congado e outras manifestações culturais contemporâneas.
A inclusão de espetáculos como o “Balaio Popular” dentro da programação da festa tradicional de Uberlândia, que sempre foi majoritariamente voltada às celebrações religiosas e à devoção afro-brasileira, destaca o fortalecimento dos laços entre diferentes formas de expressão artística. Uma das fundadoras do Grupontapé, Katia Bizinotto, comenta a importância desse encontro: “O Balaio Popular traz um resgate das nossas raízes culturais por meio da música, da dança e das histórias populares, o que dialoga diretamente com a tradição do Congado. É uma forma de unir o lúdico e o religioso, algo que só enriquece essa celebração.”
Para o diretor de comunicação do Congado de Uberlândia, Paulo Eduardo, essas novas inserções são bem-vindas: “Trazer outras atrações culturais, como o Balaio Popular, só fortalece nossa festa. Quem participa do Congado vem para louvar e encontrar a família, mas também para celebrar a cultura. Essas iniciativas engrandecem ainda mais o evento, sem interferir na tradição.”
O espetáculo do Grupontapé
Balaio Popular é uma das tradicionais peças do Grupontapé, que neste ano celebra 30 anos de fundação. O espetáculo acompanha o grupo não só em outros estados brasileiros, mas também já garantiu agenda fora do Brasil.
O espetáculo une cantigas, folclore e histórias populares, oferecendo um momento de celebração das nossas tradições culturais, complementando a festa que é um marco na preservação das raízes afro-brasileiras em Uberlândia.
Para o produtor do Grupontapé, Rubem dos Reis, essa integração entre o teatro e as tradições religiosas do Congado demonstra como a arte e a cultura podem coexistir e se fortalecer, ampliando o impacto cultural da festa e criando novas oportunidades de encontro e celebração para a comunidade.
O evento faz parte das comemorações de 30 anos do Grupontapé, com registro oficial será em novembro deste ano, e integra o projeto Grupontapé 30 anos, aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia/ PMIC, que tem levado cultura para várias cidades da região, incluindo bairros e distritos de Uberlândia.
Serviço:
O quê: Apresentação da peça Balaio Popular na programação da festa do Congado de Uberlândia
Quando: 12 de outubro
Horário: 18 horas
Onde: Praça da Igreja do Rosário
Entrada gratuita