Equipe Evee, vencedora na categoria Ensino Médio, criou um aplicativo com conteúdo educacional sobre o corpo, a saúde e o bem-estar feminino
Ao perceber que a falta de informação sobre o próprio corpo trazia prejuízos para adolescentes, principalmente, para aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade, três estudantes do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Centro, em Uberlândia, criaram um aplicativo com conteúdo para auxiliar as jovens na busca de conhecimento e autonomia.
Com o projeto, a equipe Evee ficou em 1º lugar na etapa estadual do Desafio Liga Jovem, categoria Ensino Médio.
Considerada a maior competição de empreendedorismo tecnológico escolar do Brasil, o Desafio é uma realização do Sebrae e do Instituto Ideias do Futuro, para incentivar a cultura empreendedora e o protagonismo dos estudantes e professores.
O desafio propõe que os estudantes apresentem projetos com soluções inovadoras para problemas reais das suas escolas ou comunidades, usando a tecnologia. São quatro categorias: Imagina (Ensino Fundamental), Cria (Ensino Médio), Inspira (Ensino Profissional – Técnico) e Avança (Ensino Superior – Graduação ou Tecnológico).
Engajamento e visão empreendedora
A vitória das alunas de Uberlândia é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, sob a orientação do professor José Carlos Castro. Ele destaca a dedicação das alunas, de 17 e 18 anos de idade, que participaram de eventos que as aproximaram da realidade de adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Desde o primeiro dia, elas trouxeram a dor e desafios enfrentados por jovens mulheres. Começamos a desenvolver um projeto que realmente fizesse a diferença na comunidade”, explica o professor.
O aplicativo Evee oferece um ambiente seguro e confortável para meninas adolescentes e pré-adolescentes, com conteúdo educacional sobre o corpo, a saúde e o bem-estar feminino. As usuárias ainda podem solicitar atendimento com especialistas. “Essa determinação e conhecimento que elas têm proporcionado é uma verdadeira transformação, não só para elas, mas para toda a comunidade. Estou muito empolgado em ver até onde elas podem chegar”, acrescenta.
Próximas Etapas
As estudantes da Equipe Evee vão representar Minas Gerais na etapa regional da disputa, e irão competir com projetos de toda a região Sudeste. De setembro a outubro, os vencedores de cada estado vão apresentar seus projetos para uma nova banca de jurados, em formato on-line. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem para participar da etapa final, presencialmente, além de um celular de última geração para cada estudante e professor orientador.
Além da equipe de Uberlândia, os outros representantes de Minas Gerais na etapa regional da disputa são:
Ensino Fundamental – Equipe Ariranha – Escola Municipal Coronel Américo Teixeira – Cachoeira da Prata
Ensino Superior – Equipe Sinapse – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Ibirité
Ensino Profissional – Equipe Celeiro – Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Patos de Minas
A grande final será realizada em novembro, em São Paulo. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar seus projetos pessoalmente, para uma banca de jurados especial. Entre as premiações, estão previstas a participação em uma missão internacional, notebooks, smartwatches e tablets de última geração.