Santa Casa BH se torna o primeiro hospital 100% SUS do Brasil a aderir ao Pacto Global da ONU

0
Crédito: arquivo pessoal

A adesão reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade socioambiental e governança corporativa, integrando-a a uma rede mundial de organizações que promovem práticas éticas e sustentáveis

A Santa Casa BH, maior hospital do país em número de internações, alcançou um marco histórico ao oficializar sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), durante o SDGs in Brazil 2024, o maior evento brasileiro de sustentabilidade corporativa no exterior, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, na sede da ONU, em Nova York.

Durante a cerimônia, o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, acompanhado pelo diretor de Assistência à Saúde, Dr. Cláudio Dornas, formalizou a assinatura do documento, já firmado por meio de uma carta em junho deste ano. Assim, a instituição consolidou seu compromisso como signatária do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Para o provedor, esse compromisso fortalece os valores fundamentais da Santa Casa BH, reafirmando seu papel de liderança como o primeiro hospital 100% SUS do país a integrar o Pacto Global. Ele destaca a instituição como um agente ativo de transformação social e ambiental, além de consolidar sua posição como um centro de excelência comprometido com a construção de um futuro mais sustentável e justo.

Compromisso Global

O Pacto Global da ONU é uma iniciativa que apoia empresas a trabalharem de forma estratégica, com sustentabilidade e com os ODS – um conjunto de 17 objetivos inter-relacionados, definidos internacionalmente e que visam promover um mundo mais justo, sustentável e próspero até 2030. Ao integrar esses objetivos em suas operações e estratégias, a Santa Casa BH se alinha com uma agenda global que busca transformar o mundo.

A adesão da Santa Casa BH ao Pacto Global reflete o avanço de uma trajetória já em andamento. Nos últimos anos, a instituição tem implementado práticas sólidas, alinhadas aos princípios do Pacto, com destaque para ações em prol dos direitos humanos, diversidade e inclusão, responsabilidade ambiental e combate à corrupção.

Desde abril de 2024, a Santa Casa BH conta com uma Comissão de Ambiental, Social e Governança (ASG), pioneira entre os hospitais filantrópicos do Brasil, composta por 33 membros de diversas áreas. A vice-coordenadora da Comissão, Beatriz Xavier, explica que o grupo visa promover práticas sustentáveis, mitigar riscos, garantir o desempenho financeiro a longo prazo, atrair investidores responsáveis e fomentar uma cultura de responsabilidade social.

O compromisso com a sociedade é um dos valores centrais da gigante da saúde, que se destaca por manter um diálogo constante com os principais debates que impactam a coletividade. Desde 2022, a instituição tem reforçado sua atuação na área de Direitos Humanos, criando um robusto Programa de Diversidade e Inclusão, voltado para cinco grupos de afinidade: pessoas com deficiência (PCD), raça e etnia, LGBTQIAPN+, equidade de gênero e gerações.

Atuação Ambiental e Ética

Na área ambiental, a Santa Casa BH adota uma abordagem inovadora, comprometida com a gestão consciente dos recursos naturais. A instituição possui um setor especializado em Gestão Ambiental, responsável por monitorar o uso consciente da água, a gestão de resíduos e efluentes, a utilização de energia renovável e a preservação de áreas verdes em seu complexo hospitalar.

No campo da ética e integridade, a Santa Casa BH possui uma área de Compliance bem estruturada, com regras de conduta claras e rigorosos controles internos. A instituição atua ativamente para garantir que todas as suas lideranças e colaboradores adotem práticas transparentes e éticas, tanto no atendimento aos pacientes quanto nas relações com parceiros e fornecedores.

Participação no SDGs in Brazil 2024

O evento em Nova York proporcionou à Santa Casa BH uma oportunidade única de expandir sua atuação em sustentabilidade. Renomadas personalidades internacionais, como o fundador do Pacto Global, Georg Kell, e o ministro do STF Luís Roberto Barroso estiveram presentes para discutir temas cruciais, como novas tecnologias, sustentabilidade, e saúde. Um dos destaques foi a discussão sobre resiliência climática e saúde, que contou com a presença de médicos e de representantes da Escola de Saúde Pública de Harvard.

O diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH ressaltou a importância da participação da instituição no SDGs in Brazil, destacando o valor estratégico deste evento no fortalecimento de sua rede de relações com líderes globais e na absorção de práticas de excelência. “Com a adesão ao Pacto Global, não apenas reafirmamos nosso compromisso com a excelência em saúde, mas também nos posicionamos como uma referência em responsabilidade social e ambiental, tanto no Brasil quanto internacionalmente. A Santa Casa BH, reconhecida como modelo em saúde filantrópica, agora se projeta como uma organização capaz de contribuir de maneira significativa para um futuro mais sustentável e justo.”

Ele ainda destacou o pioneirismo da Santa Casa BH ao ser o único hospital de Minas Gerais e um dos poucos representantes do setor de saúde no evento. “As palestras, conduzidas por grandes empresas já integradas ao Pacto Global, além das oportunidades de networking com outros profissionais, foram fundamentais para consolidarmos nossa jornada rumo a um modelo de gestão mais sustentável e inovador.”

Perspectivas Futuras

O provedor da Santa Casa BH acredita que o compromisso firmado com a ONU posiciona a instituição de forma estratégica no cenário internacional, ampliando sua visibilidade global e abrindo novas oportunidades para a captação de recursos. Esses investimentos irão acelerar o avanço de iniciativas que reforcem o ideal da Santa Casa BH de oferecer saúde de ponta para todos. “Essa adesão fortalece nosso propósito, agora alinhado a um esforço global em prol de um futuro mais sustentável, inclusivo e justo. Estamos prontos para enfrentar os desafios que virão, cientes de que nosso trabalho transforma a saúde do presente e constrói um legado para as próximas gerações”, destaca Roberto Otto.