ASPRECAM Mamamiga participou do 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer

0
Crédito divulgação

Com 40 anos de experiência, organização apresentou nova tecnologia social de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com potencial de transformar a atual realidade da doença no Brasil

A Associação de Prevenção do Câncer na Mulher – ASPRECAM representou MG no 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que aconteceeu entre os dias 17 a 19 de setembro, em São Paulo. A OSCIP foi a única representante do Terceiro Setor no evento, é uma das principais organizações de apoio às mulheres com câncer de mama no Brasil e referência no desenvolvimento de tecnologia social voltada para a metodologia da busca ativa de casos suspeitos ou positivos de mulheres com câncer de mama, no autocuidado das mamas e diagnóstico precoce da doença.

A instituição se destaca no cenário nacional pelo trabalho inovador voltado para a rede SUS e compartilhará a Rede MamamigaTech de Ensino à Distancia, sua nova ferramenta que visa capacitar profissionais da atenção básica de saúde na metodologia da busca ativa de pacientes. Este sistema engloba a utilização do Modelo Didático Mamamiga, sua versão multimídia e o levantamento criterioso de um banco de dados, além do suporte emocional proporcionado pelos grupos de apoio que tornam a organização uma experiência de sucesso entre as instituições de apoio aos pacientes.

Os 40 anos de atuação do programa de detecção precoce do câncer de mama foram base no evento para para destacar a importância da colaboração entre o Terceiro Setor e o sistema público de saúde, além de servir como modelo e inspiraçao para outras instituições. Durante o congresso, o fundador da ASPRECAM, Dr. Thadeu Rezende Provenza, contou parte de sua experiência acumulada ao longo dos anos, seus métodos inovadores e as conquistas obtidas que contribuem para o aumento significativo das chances de sucesso no tratamento e na melhoria da qualidade de vida das pacientes com câncer de mama.

Sobre a Rede Mamamiga Tech
A Rede Mamamigatech é formada por um sistema multimídia simulador da glândula mamária feminina conectada pela internet à um ambiente virtual de aprendizado e gera inclusão no diagnóstico precoce do câncer do de mama por meio da capacitação dos profissionais na atenção básica do SUS. Outra tecnologia em evolução há quase 40 anos é o sistema de informação digital online e offline e-mamamiga, que cadastra, monitora e pesquisa as pacientes na rede SUS integrando os 3 níveis de atenção, gerando um banco de dados que contribui para a pesquisa de indicadores de resultado e melhora o fluxo da paciente na rede SUS . Estes são alguns exemplos de iniciativas de sucesso na trajetória da instituição. Além de participar como palestrante, a ASPRECAM terá um estande no evento para exibir a Rede Mamamiga Tech, que permitirá que os visitantes conheçam mais do assunto e recebam informações valiosas sobre autocuidado.

Para Mônica Bessa, presidente da ASPRECAM, participar do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer foi a melhor forma de comemorar os 40 anos da instituição: “Estar como paletrante no TJCC pela primeira vez é a prova do impacto positivo que a organização tem gerado. Com sua palestra e exposição, a ASPRECAM reafirmou seu compromisso com a melhoria da saúde e da qualidade de vida das mulheres com câncer de mama, oferecendo um exemplo inspirador de como a inovação e o trabalho colaborativo podem transformar realidades e promover avanços significativos na luta contra o câncer”, afirma Mônica.

Reconhecimento no congresso Todos Juntos Contra o Câncer
O congresso TJCC é um dos eventos mais prestigiados do setor de oncologia no Brasil, reunindo profissionais de saúde, pesquisadores e representantes de Organizações Não Governamentais para discutir avanços e estratégias no combate ao câncer.
A presença da ASPRECAM no congresso destaca a importância do engajamento das organizações do Terceiro Setor no desenvolvimento de estratégias para prevenir e combater o câncer, além de reforçar a necessidade de uma rede de apoio sólida e bem estruturada para os pacientes. A troca de conhecimentos e a colaboração entre diferentes setores são fundamentais para o avanço contínuo na área da oncologia.

Sobre a ASPRECAM – 40 anos de história
A Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (ASPRECAM) é uma Organização de Sociedade Civil, certificada como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Foi fundada em 31 de outubro de 1984, visando colocar em ação um projeto de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Desde sua criação, a ASPRECAM trabalha para agregar valor e somar ações juntamente com os serviços de saúde pública voltados para a mulher no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, visando consolidar, de forma exitosa, uma tecnologia social de ponta. Saiba mais: https://mamamiga.com.br