Setembro Dourado: Center Shopping recebe ações da campanha “De Olho Nos Olhinhos” para conscientização sobre o câncer ocular infantil

0

Neste sábado (21), o Center Shopping será espaço de conscientização para o câncer ocular infantil, com ações da campanha  “De Olho Nos Olhinhos”, realizada localmente pelo Grupo Luta Pela Vida e o Serviço de Oncopediatria do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh com o intuito de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Entre 10h e 22h, em frente a Brookfield, profissionais de saúde vão tirar dúvidas e compartilhar materiais informativos sobre o tema.

A mobilização acontece nacionalmente durante o final de semana e faz parte de uma iniciativa dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert, pais de Lua, que aos 11 meses foi diagnosticada com a doença. Durante a ação diversos profissionais, como oncologistas pediátricas, oftalmologistas, residentes, estudantes de medicina e pesquisadores vão dar orientações, tirar dúvidas de pais e cuidadores e distribuir materiais com informações, principalmente sobre como a doença pode ser diagnosticada no início, aumentando as chances de cura. Além disso, um espaço infantil também será  montado, com desenhos para as crianças colorirem, entrega de balões e pipoca.

“Estamos no Setembro Dourado, que é o mês de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e fazer parte da campanha ‘De Olho Nos Olhinhos’ junto ao Grupo Luta Pela Vida, é uma forma de auxiliar a sociedade a se informar e conscientizar.”, destacou  Jonas Mendonça, Gerente de Marketing do Center Shopping Uberlândia.

Setembro Dourado
A Campanha de Setembro Dourado, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o câncer infantojuvenil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que no triênio 2023/2025 ocorrerão no Brasil, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos de idade. Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

E diante destes dados,  é necessário falar sobre o retinoblastoma que, segundo o Ministério da Saúde, é o tumor ocular mais comum em crianças, representando cerca de 3% dos cânceres infantis, chegando a uma média de 400 casos por ano. Por isso, a conscientização é o fator mais importante na prevenção.

No caso do retinoblastoma,  os principais sinais são o “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo facilmente visível em fotos tiradas com flash. Entre os sintomas  do câncer infantojuvenil, estão palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea, caroços ou inchaços, perda de peso ou febre inexplicadas, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna, alterações oculares e inchaço abdominal.

Serviço
Campanha ‘De olho nos Olhinhos’
Data: 21 de setembro, a partir das 10h.
Center Shopping Uberlândia, em frente a loja Brooksfield.