Fundador do IBRADV, conselheiro da OAB e especializado em direito empresarial, o advogado por vocação tem longa trajetória na área e é figura marcante na atual gestão da OAB mineira
A OAB está de casa nova. Na última sexta-feira (13), a entidade inaugurou a sua nova sede no Edifício das Liberdades, localizado no tradicional bairro do Barro Preto, em Belo Horizonte. Para representar Uberlândia e o Triângulo Mineiro, o advogado e conselheiro pleno da OAB-MG, Luciano Salles, foi um dos convidados e esteve presente na cerimônia. Luciano é figura próxima ao atual presidente da entidade, Sérgio Leonardo.
“Esse novo espaço foi pensado no acolhimento de advogados e advogadas e representa um verdadeiro marco de avanço. Ele é moderno, funcional e pronto para receber a advocacia mineira com alta eficiência. Essa sede representa a unificação da sede administrativa da OAB MG e CAAMG. Isso é fruto de um forte trabalho de gestão que visa melhorar a prestação de serviços para advogado e, consequentemente, para a sociedade”, comenta.
Escuta ativa e o Direito como solucionador de problemas
Participar e desenvolver movimentos de transformação na advocacia não é novidade para Luciano. Ele é um daqueles exemplos de quem acredita nessa nobre função como fundamental para melhorar a vida das pessoas. Conselheiro da OAB e com 22 anos de experiência, sua trajetória mostra bem como a paixão pela profissão se traduz não só em trabalho de excelência e humanizado, como em reconhecimento. E não são poucos.
Luciano tem o título de “Advogado do Ano” pela Associação de Imprensa e Cultura do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (AITMAP) em 2014 e segue impactando a região com o prêmio de Advogado Destaque no Direito Empresarial, diploma concedido pela Câmara de Vereadores de Uberlândia, em 2023. Além disso, recebeu o título de “Homem do Ano” em 2024, também pela AITMAP e em agosto de 2024 foi homenageado pela OAB de Uberlândia pela sua dedicação e contribuição para o fortalecimento da advocacia durante a gestão 2022/2024 da entidade.
No entanto, toda história tem um início e reconhecimentos assim acabam sendo apenas parte de uma construção de décadas dedicadas a um ativo que Luciano julga ser o mais fundamental no Direito: as pessoas. E essas lições vem de berço.
Nascido em Uberlândia, Luciano é o sétimo filho de uma família trabalhadora e repleta de valores que sempre foram muito presentes na vida e atuação profissional do advogado. Para ele, comprometimento, dedicação, honestidade e integridade são os quatro pilares que pautam a sua caminhada: “Meus pais têm uma trajetória admirável de vida e me ensinaram assim. Carrego esses quatro valores centrais comigo desde sempre, por isso tento refleti-los no meu trabalho”, conta. Antes de se dedicar integralmente ao Direito, inclusive, passou quatro anos como frade franciscano, experiência que moldou sua visão humanista da advocacia.
Ao longo de sua história, Luciano conta que sempre pensou no mundo jurídico como um universo de possibilidades para resolver problemas, fossem eles das pessoas, da sociedade ou da cidade. Desde sua formação, em 1996, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), seu compromisso sempre foi além do jurídico.
“O Direito é sobre pessoas e para as pessoas. Por isso, nossa primeira tarefa é escutar. Escutar com atenção, entender as dores de quem fala. Depois disso é que vamos pensar as soluções técnicas com a experiência e as ferramentas que temos, seja para clientes ou até colegas de profissão. As transformações que precisamos na advocacia passam por essa escuta ativa, comunicação transparente e empatia com o outro”, afirma.
Carreira com passos sólidos
Com duas pós-graduações, uma em Direito Público e outra em Direito Tributário, e uma carreira guiada pela integridade profissional e pessoal, Luciano também é figura ativa na OAB. Ele foi parte da Comissão de Ética e Disciplina da OAB-MG, Conselheiro Subseccional da OAB Uberlândia e no período de 2016 a 2021 foi Diretor Vice-Presidente da 13ª Subseção na cidade, assumindo a presidência por dois meses de maneira interina.
E já que a veia do empreendedorismo também é forte na trajetória de Luciano, ele abriu, em 2005, seu próprio escritório de advocacia, o Barbosa e Monteiro Advogados, no qual é sócio até os dias atuais. Por lá, ele atua atendendo seus clientes de maneira personalizada, “como deve ser”, segundo ele:
“Quando te contratam, é você com quem as pessoas querem falar. No escritório mantemos essa característica até hoje, mesmo ele tendo ganhado um porte maior. Eu sou uma pessoa que gosta desse contato, olho no olho, e sei dessa necessidade desse processo de acolhimento para propor soluções jurídicas personalizadas e eficientes”, comenta.
Direito e educação caminham de mãos dadas: o IBRADV
A dedicação de Luciano ao Direito vai além do sucesso no exercício da profissão. Com foco em utilizar a área para transformar, Salles é profundamente envolvido em iniciativas que capacitam outros profissionais e disseminar conhecimento jurídico. Em 2015, fundou o Instituto Brasileiro de Advocacia, Desenvolvimento e Vivências (IBRADV), com sede em Uberlândia. O instituto é dedicado ao aperfeiçoamento contínuo dos advogados, promovendo a integração entre o ensino jurídico tradicional e as práticas mais modernas da advocacia.
O IBRADV oferece uma variedade de cursos presenciais e online, que atendem tanto a profissionais experientes quanto àqueles que estão começando na área jurídica. Com valores sólidos de responsabilidade social, ética e profissionalismo, o instituto é reconhecido por sua excelência, tendo capacitado equipes jurídicas de organizações como o Grupo Algar e a INFRAERO.
“Educação é a força motriz para qualquer transformação. Promover ela dentro do Direito através do instituto, estimulando essas trocas geracionais e fornecendo conteúdo atualizado e de qualidade significa plantar sementes que vão semear tanto nas novas gerações quanto nas mais experientes”, conclui.
SOBRE LUCIANO SALLES
Advogado por paixão, Conselheiro Seccional da OAB-MG, Diretor do IBRADV – Instituto Brasileiro de Advocacia Desenvolvimento e Vivências e Sócio Fundadorda Barbosa & Monteiro Advogados, Luciano nutre sua vocação na advocacia sendo um multiplicador de conhecimento jurídico. Com premiações como Advogado do Ano pela AITMAP em 2004 e Advogado Destaque pela Câmara dos Vereadores de Uberlândia, também recebeu uma comenda Zumbi dos Palmares pela Câmara Municipal de Uberlândia, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.