19 de setembro é Dia Nacional do Teatro

0

Em Uberlândia, Projeto Artes Cênicas comemora inclusão de mais de mil crianças e jovens.

Luciene Andrade viveu a infância e juventude em uma comunidade de Uberlândia (MG), com elevados índices de violência. Ela conta que, quando era jovem, sua comunidade começou a receber projetos sociais. Aos 18 anos, foi convidada para participar de um projeto de teatro, através do qual apresentou-se pela primeira vez no Teatro Rondon Pacheco. Depois disso, vieram outras apresentações e o ingresso na Faculdade de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

Atualmente, é ela quem ensina crianças e jovens em comunidades de Uberlândia. Além de atriz talentosa, é também arte-educadora do Projeto Artes Cênicas, que está em seu oitavo ano de realização, atingindo a marca de mais de mil crianças e jovens atendidos, além de mais de mil oficinas realizadas e 20 espetáculos apresentados. Considerando ações digitais, a marca vai mais longe ainda, atingindo o exterior com mais de 10 mil pessoas alcançadas.

“Hoje, todos os meus trabalhos, seja como artista ou como professora, estão relacionados ao teatro. E trabalhar com isso, é ver o desenvolvimento humano acontecer. A todo momento, a gente vê os alunos praticando o protagonismo. Nos momentos de cena, de improvisação, é possível ressignificar o espaço e as possibilidades. Quando o aluno faz uma cena que é de autoria dele e tem a possibilidade de ser o que ele quiser, percebe que pode fazer isso também no dia a dia, ou seja, ser o protagonista da sua própria vida”, comenta Luciene.

Colaborando com o desenvolvimento humano
É desse modo que o Projeto Artes Cênicas vem colaborando para a transformação do mundo através da arte. Em 2024, cerca de 140 alunos estão participando das oficinas que acontecem semanalmente na CCAU – Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia no bairro Canaã; Lar Espírita Maria Lobato de Freitas no bairro São Jorge; Comunidade Casa Ipanema no bairro Jardim Ipanema; e ABC do Glória no bairro São Jorge. Oficinas que em breve irão resultar em apresentações públicas abertas a toda a comunidade.

A iniciativa é do EMCANTAR Social, vertente da Cia Cultural EMCANTAR que há 27 anos trabalha com projetos de formação em arte e educação, com metodologia própria (Pedagogia do Encantamento).

“Neste oitavo ano, para realização do projeto Artes Cênicas, contamos com doações via declaração de imposto de renda de pessoas físicas, e o patrocínio do Instituto Algar e Sistema Martins, via Lei Federal de Incentivo à Cultura”, destaca Ana Lopez, diretora do EMCANTAR Social.

 Confira dias e horários das oficinas em Uberlândia:
-CCAU Uberlândia: segundas das 9h30 às 11h
-Maria Lobato: segundas das 13h15 às 14h40 e das 14h40 às 16h10
-Comunidade Casa Ipanema: terças das 13h30 às 15h
-ABC do Glória: terças das 8h30 às 10h

 MAIS SOBRE EMCANTAR – Fazer arte e encantar pessoas! É assim que há 27 anos, a Cia. Cultural EMCANTAR combina Cultura e Educação, porque acredita que a arte tem o poder de encantar e inspirar as pessoas a vivenciar seus potenciais. Com duas frentes de atuação – o Grupo EMCANTAR e o EMCANTAR SOCIAL – a companhia realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de formação para infância e juventude. Em quase três décadas, já alcançou cerca de um milhão de pessoas, por meio de espetáculos, discos, livros, filmes e oficinas com crianças, adolescentes, educadores e pessoas da comunidade. Ao todo, são mais de 100 projetos desenvolvidos, além de 10 títulos e premiações. Em 2020 publicou o livro Pedagogia do Encantamento, que sistematiza as metodologias e práticas culturais educativas desenvolvidas pelo EMCANTAR ao longo de sua jornada. Para conhecer mais, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5o69iTB6-6s&t=32s

MAIS SOBRE INSTITUTO ALGAR – O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor. São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contra turno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

 MAIS SOBRE SISTEMA MARTINS – O Martins foi fundado em dezembro de 1953 e desde lá construímos uma história de sucesso incomparável, tornando-nos uma referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro. Ao longo da nossa trajetória e com a diversificação e crescimento da atuação em todas as regiões do país, assumimos o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir dessa realidade, a estratégia do Martins foi organizar-se em um sistema – o Sistema Martins (SIM) – que atendesse às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o país soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas. Conheça mais: https://www.martinsatacado.com.br