Peça teatral MBAÉ’TATÁ será apresentada em praças dos distritos de Uberlândia na semana de comemoração do Dia do Folclore
A cultura popular é repleta de lendas e seres mitológicos. Saci Pererê, Iara, Lobisomem e Curupira são alguns desses personagens. A Trupe de Truões, grupo mineiro de teatro com sede em Uberlândia, conta no espetáculo MBAÉ’TATÁ a história de um desses personagens: o Boitatá, a cobra de fogo que protege as matas e florestas, sobretudo contra incêndios criminosos. A peça será apresentada gratuitamente nesta sexta-feira (23), às 19h, em Cruzeiro dos Peixotos e no sábado (24), às 18h, em Tapuirama. As apresentações ocorrem próximas à data do Dia do Folclore, celebrado nacionalmente em 22 de agosto.
No espetáculo, guardiões da floresta, cantadores e benzedeiros utilizam poemas, prosas, conversas e músicas populares para narrar as várias formas desse ser mitológico misterioso, que se apresenta como uma grande cobra com olhos de fogo espalhados por todo o seu corpo. O espetáculo foi criado para ser apresentado em espaços públicos, para que a experiência do público se torne ainda mais imersiva. Desde a sua estreia, em 2023, a peça já passou por várias cidades do interior mineiro, como Carbonita, Abaeté, Martinho Campos e Bom Despacho, sendo apresentada em praças, escolas e parques. O espetáculo também fez parte da programação do XVII Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude em São Paulo-SP.
Instituído em 1965, por meio de um decreto, o Dia do Folclore surgiu como uma forma de valorizar a cultura popular e exaltar a identidade brasileira. De acordo com Ronan Vaz, coordenador artístico-pedagógico da Trupe de Truões e um dos atores do espetáculo, “a peça MBAÉ’TATÁ é uma forma de compartilharmos a cultura brasileira, a nossa mineiridade e celebrarmos o que é propriamente nosso. Na peça, contamos a história do Boitatá para realçar a importância das nossas manifestações culturais para os jovens e crianças”.
Esta circulação do espetáculo nos distritos é fomentada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o patrocínio do Instituto Unimed e do Instituto Alair Martins.
SINOPSE
Cobra grande, cobra de fogo, fogo que anda e boitatá? Você já ouviu falar? É tudo a mesma coisa, é que nesse Brasilzão as histórias variam de lugar para lugar. Para contar um pouco mais sobre esse mito brasileiro, os Truões trazem para a cena causos e histórias dos espíritos guardiões da floresta e dos conversadores e benzedeiros que, cada um à sua maneira, tentam explicar o fenômeno do fogo-fátuo.
SERVIÇO
Espetáculo de rua MBAÉ’TATÁ
Dia, horário e local:
Sexta-feira (23 de agosto), às 19h, na Praça Tancredo Neves em Cruzeiro dos Peixotos.
Sábado (24 de agosto), às 18h, na Praça Said Jorge em Tapuirama.
Em ambas as sessões haverá tradução simultânea de LIBRAS.
Entrada gratuita.
Classificação indicativa: Livre.
Mais informações: https://trupedetruoes.com.br/