17 horas de jazz e blues no Fundinho Festival 2024

0

Música e gastronomia agitam a praça Coronel Carneiro neste fim de semana

A oitava edição do Fundinho Festival, que ocorrerá neste fim de semana, nos dias 9 e 10 de agosto, vai oferecer ao público 17 horas de música de excelência, destacando os gêneros jazz e blues. O evento é gratuito e contará com a participação de 10 atrações musicais com artistas nacionais, da região e locais.

Celebrando os 136 anos do município, o festival será na Praça Coronel Carneiro, no bairro Fundinho. Na sexta-feira (9), a programação começa às 17h e vai até às 22h. No sábado (10), o evento inicia às 10h e se estende até às 22h.

Apresentado pelo Governo de Minas Gerais, Instituto Unimed Uberlândia e Sistema Martins, o Fundinho Festival tem o patrocínio das cervejarias Benedith e Uberbrau e realização da Moinho Cultural. O evento é executado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura/Governo de Minas Gerais e da Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura/Governo Federal.

Segundo Marcelo Mamede, coordenador do festival, além da música, o público poderá desfrutar de uma vila gastronômica diversificada e uma estrutura completa para garantir conforto e segurança. “Estamos muito empolgados com esta edição, o evento volta a ser realizado em 2 dias, temos uma grande presença feminina, com 13 mulheres no palco e várias medidas de acessibilidade, que foram pensadas para incluir mais pessoas ao festival.  Vale lembrar que os shows seguirão rigorosamente o horário previsto, mantendo a tradição do festival de respeitar tanto os músicos quanto o público e a vizinhança, além de contarmos com as delícias da nossa vila gastronômica”, afirma.

“Como acontece desde a primeira edição, a curadoria do festival montou uma grade de shows que demonstram a diversidade que existe dentro do Jazz e Blues, apresentando seus aspectos tradicionais e suas influências e confluências com outros gêneros musicais, neste ano em destaque:  o country, o rock e o choro.  Já tenho certeza que no próximo final de semana, milhares de pessoas se divertirão com os shows e as discotecagens, enquanto se juntam em um enorme calor humano nesta maravilhosa praça do Bairro Fundinho, que deve ser apropriada por toda população para comemorar os 136 anos de Uberlândia”, ressalta Marco Túlio Morais, diretor de programação do festival.

“O Instituto Unimed Uberlândia acredita e apoia as iniciativas culturais da nossa cidade, como é o caso Fundinho Festival, um evento aberto para toda a comunidade, que já se tornou uma tradição. Acreditamos na importância desse movimento, que, também, propicia e contribui com a saúde e o bem-estar das pessoas, por meio da arte”, destaca Marcelo Sinicio, presidente do Conselho de Administração do Instituto Unimed Uberlândia.

“É um festival do qual temos muito orgulho desde que começamos a patrocinar e apoiar. Além do alto nível de qualidade dos músicos e artistas convidados, ele é um festival muito democrático, realizado em uma praça que celebra o local onde nossa cidade começou, e ao mesmo tempo permite a formação de público para um gênero musical tão especial. Famílias, crianças, todo o público da cidade pode participar do evento. Para nós, isso é uma das grandes potências que a arte promove: essa união e a formação das pessoas para a boa música. Com o festival agora podendo ter dois dias de duração, com a chegada também do Instituto Unimed, a alegria é em dobro, pois esse efeito e impacto na vida das pessoas se duplicam”, ressalta Ludmila França, gerente executiva do Instituto Alair Martins.

Vila Gastronômica
O Fundinho Festival contará, além das atrações musicais, com sua famosa vila gastronômica, oferecendo diversas opções culinárias como Alta Sushi, Bali Burguer, Costelada Uberbrau e Chef Marcus Brito, Verona Pizzeria e Senhor Pastel, além de  bebidas das Cervejarias Benedith e Uberbrau, e Ponto & Vinho.

Mesas e cadeiras serão disponibilizadas para maior comodidade do público. O evento contará com banheiros químicos, lavabos, brigadistas, seguranças e profissionais de limpeza.

Acessibilidade
Para promover a inclusão, o Fundinho Festival também está investindo fortemente em medidas de acessibilidade atitudinal, arquitetônica e de comunicação. O festival contará com um espaço reservado em frente ao palco para pessoas com necessidades específicas, como pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes, junto com seus acompanhantes, além de pais com crianças de colo. Uma intérprete de Libras estará presente para auxiliar pessoas surdas e tirar dúvidas.

Para pessoas cegas ou com baixa visão, será disponibilizada audiodescrição, transmitida por equipamentos a serem distribuídos ao público que necessite. Esse recurso traduz imagens em palavras, permitindo acesso ao conteúdo visual ao vivo. Haverá também uma área de embarque e desembarque para pessoas com deficiência na Praça Coronel Carneiro, na esquina das ruas Tiradentes com Dom Barreto, com uma pessoa para recepção e orientação deste público.

Programação
9/8 – SEXTA-FEIRA
17h00 Dri Arakake – Discotecagem Jazz e Soul (São Paulo/SP)
18h00 Sick (Uberlândia/MG)
19h30 Duo Country (Uberlândia/MG)
21h00 Ablusadas (Belo Horizonte/MG)

10/08 – SÁBADO
10h00 Dri Arakake – Discotecagem Jazz e Soul (São Paulo/SP)
11h00 Welington Gama – Roda de Choro (Uberlândia/MG)
13h30 Mocho Rei (Uberlândia/MG)
15h15 Elias Brazilian Trio convida Fernando Caneca (Uberaba/ MG e Rio de Janeiro/RJ)
16h45 Salamandra Blues Band (Uberlândia/MG)
18h30 Tiago Martins Trio convida Gabriel Grossi (Araxá/MG e Brasília/DF)
20h30 Nanda Moura (Rio de Janeiro/RJ)

Sobre a Moinho Cultural
Fundada há 19 anos, a Moinho Cultural é uma produtora que atende empresas patrocinadoras, agências de Publicidade e de Relações Públicas com a disponibilização de projetos próprios para patrocínio e também criação de projetos sob medida, sempre alinhados às estratégias de comunicação do cliente, gerando entregas de qualidade que favoreçam a visibilidade, fortalecimento e reputação de marca. Além do Fundinho Festival – Jazz e Blues, possui em seu portfólio projetos de sucesso, como:  Cine Família na Praça; Diversão e Arte: Música para Crianças de Todas as Idades; Festival de Inverno da Serra da Canastra; Araxá Festival – Jazz e Blues; e Expresso Literário, totalizando 53 eventos realizados em 23 diferentes municípios, para um público de cerca de 175 mil pessoas.

Sobre o Instituto Unimed Uberlândia
O Instituto Unimed Uberlândia é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu para cuidar da comunidade de forma sustentável, oferecendo oportunidades de desenvolvimento humano. Seus programas dialogam com as frentes de saúde, educação e voluntariado, além do investimento em cultura e esporte, por meio do patrocínio de projetos via leis de incentivos fiscais.
Conheça mais em: www.institutounimeduberlandia.coop.br

Sobre o Sistema Martins
O Martins foi fundado em dezembro de 1953 e desde lá construímos uma história de sucesso incomparável, tornando-nos uma referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro. Ao longo da nossa trajetória e com a diversificação e crescimento da atuação em todas as regiões do país, assumimos o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir dessa realidade, a estratégia do Martins foi organizar-se em um sistema – o Sistema Martins (SIM) – que atendesse às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o país soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas. Conheça mais em: https://www.martinsatacado.com.br

Saiba mais sobre o evento:
www.fundinhofestival.com.br
Instagram: @fundinhofestival
Facebook: Fundinho Festival