Festival Nham reúne culinárias de oito países e celebra as tradições de famílias refugiadas em Uberlândia

0

Evento fortalece a cultura de migrantes e refugiados na cidade e acontece entre 15 e 18 de agosto no Espaço Ciranda, na Granja Marileusa, com entrada gratuita.

Festival Nham chega a Uberlândia para celebrar culinárias de famílias migrantes e refugiadas na cidade. E não tem jeito melhor de conhecer outras culturas do que pelo paladar! Ainda mais com uma culinária imperdível com diferentes pratos.

O evento tem entrada gratuita e acontece de 15 a 18 de agosto, a partir das 16h, no Espaço Ciranda, na Granja Marileusa.

Os oito países representados no evento são: Afeganistão, Bangladesh, El Salvador, Egito, Haiti, Síria, Venezuela e Vietnã. As famílias cozinheiras são migrantes ou refugiadas em Uberlândia que, por meio da culinária, vão transmitir um pouco da cultura que representa suas raízes.

Em Uberlândia, já são mais de 4.000 imigrantes registrados, segundo a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O dado é de 2022 e estima-se que, na prática, esse número seja ainda maior.

“Na pandemia, foi a primeira vez que refleti sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas refugiadas em Uberlândia e como a cidade é abrigo para tantas pessoas, mas não vemos essa diversidade na culinária. Assim surgiu a ideia do Festival Nham, para celebrar e reunir diferentes culturas em um só evento”, conta o idealizador do evento, Bruno Aguiar, da Tasty Produções.

Além de pratos exclusivos de cada um dos países, o evento contará com performances de música, dança, exposições de artesanato e muito mais.

UMA VIAGEM PELA GASTRONOMIA
A entrada no evento é gratuita e os pratos terão preço único de R$ 30. Cada país será representado com um prato imperdível. Confira:

  • Afeganistão: Mantu
  • Bangladesh: Chicken Beryani
  • El Salvador: Pupusa
  • Egito: Koshary
  • Haiti: Djon Djon
  • Síria: Fatteh
  • Venezuela: Arepa
  • Vietnã: Bánh Cuốn

“Outro ponto importante para o evento é a presença feminina. Entre os oito cozinheiros, seis são mulheres. Sabemos da dificuldade de refugiados encontrarem emprego na região, ainda mais no caso de mulheres, e através da culinária temos uma oportunidade de gerar emprego de forma que o idioma não seja um obstáculo.” ressalta Bruno.

COMIDA INESQUECÍVEL, AMBIENTE ACONCHEGANTE E MÚSICA BOA

Entre as atrações do evento, João, Frida e as Meninas (15), Jack Will (16), Funk-se (17) e Venosa (18/08) estão confirmados. Toda a família é bem-vinda no evento, sendo que as atrações do dia 15 de agosto, feriado na cidade, são especiais para as crianças!

Acompanhe a programação completa no Instagram oficial do evento.