Fundinho Festival 2024 investe em acessibilidade

0

Evento tradicional de jazz e blues contará com 17 horas de programação gratuita e diversas medidas de acessibilidade

Nos dias 9 e 10 de agosto, Uberlândia será palco do Fundinho Festival 2024, que chega à sua oitava edição e promete empolgar o público com o melhor do jazz e do blues. Grandes grupos nacionais, regionais e artistas locais irão se apresentar na Praça Coronel Carneiro. Serão 17 horas de programação musical gratuita.

Para promover a inclusão, o Fundinho Festival também está investindo fortemente em medidas de acessibilidade atitudinal, arquitetônica e de comunicação.

Nesta edição, as redes sociais do evento utilizam recursos como legendas descritivas e texto alternativo para as imagens, tornando o conteúdo acessível para pessoas com deficiência visual.

O festival contará com um espaço reservado em frente ao palco para pessoas com necessidades específicas, como pessoas com deficiência, idosos, gestantes e lactantes, junto com seus acompanhantes, além de pais com crianças de colo. Uma intérprete de Libras estará presente para auxiliar pessoas surdas e tirar dúvidas.

Toda a equipe que irá trabalhar no evento passará por um treinamento sobre acessibilidade para melhor atender as pessoas com deficiência física, visual, auditiva, surdas, neurodivergentes e autistas.

Para pessoas cegas ou com baixa visão, será disponibilizada audiodescrição, transmitida por equipamentos a serem distribuídos ao público que necessite. Esse recurso traduz imagens em palavras, permitindo acesso ao conteúdo visual ao vivo. Haverá também uma área de embarque e desembarque para pessoas com deficiência na Praça Coronel Carneiro, na esquina das ruas Tiradentes com Dom Barreto, com uma pessoa para recepção e orientação deste público.

“O lugar das pessoas com deficiência é onde elas quiserem estar e a acessibilidade é fundamental para isso”, destaca Mylena Rodrigues, da equipe de acessibilidade do Fundinho Festival.

“A nossa equipe estará disponível para ajudar e orientar. A acessibilidade é essencial para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas necessidades, possam desfrutar do evento. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência inclusiva e acolhedora para todos os participantes.”, explica Marcelo Mamede, coordenador do Festival.

O Fundinho Festival é apresentado pelo Governo de Minas Gerais, Instituto Unimed Uberlândia e Sistema Martins, tem o patrocínio das cervejarias Benedith e Uberbrau, e realização da Moinho Cultural. O evento é executado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura/Governo de Minas Gerais e da Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura/Governo Federal.

Saiba mais sobre o evento:
www.fundinhofestival.com.br
nstagram.com/fundinhofestival
facebook.com/fundinhofestival.