Algar Telecom se junta a grandes companhias para discutir diversidade, equidade e inclusão

0

Open Day, evento da operadora, reuniu Bayer, Cargill, Sankhya e Tribanco para troca de experiências sobre ações que têm contribuído para um mercado de trabalho mais inclusivo

 Pela primeira vez, a Algar Telecom, empresa de TI e telecom do grupo Algar, reuniu em seu Centro Administrativo executivos e associados de grandes instituições com operação em Uberlândia para debater o fomento à diversidade, equidade e inclusão no ambiente corporativo. O Open Day, realizado no dia 10 de julho, juntou representantes da Bayer, Cargill, Sankhya e Tribanco em uma manhã de conversa, troca de experiências e apresentações de casos de sucesso.

Ana Paula Rodrigues, vice-presidente de Gente da Algar Telecom, explica que a iniciativa busca fortalecer o tema da diversidade na região e mostrar as ações que cada empresa está implementando para promover um ambiente mais inclusivo. “Nesse assunto, não há rivalidade ou competição. Quando todos compartilham suas experiências e vivências, a sociedade cresce,” enfatiza Ana Paula. “Queremos construir, a cada dia, uma Algar Telecom mais diversa, inclusiva e plural, e sabemos como o ecossistema é importante para que esse impacto reverbere em toda a população”, completa.

Na operadora, a principal iniciativa de fomento à diversidade é o programa Algar sem Barreiras, criado em 2018 para fortalecer um ambiente de trabalho de convivência segura e respeitosa, com ações de valorização que permitam uma real inclusão e equidade. O programa atua em cinco frentes – gênero, raça, orientação sexual, pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social e geracional – que trazem suas próprias iniciativas, incluindo os grupos de afinidade para discutir sobre cultura, políticas e melhorias no pilar de diversidade.

Durante o Open Day, cada empresa participante teve a oportunidade de apresentar seus cases de sucesso, destacando iniciativas que têm feito a diferença em suas respectivas áreas. O evento promoveu um espaço para socialização e troca de ideias, fortalecendo a rede de apoio e colaboração entre as companhias em prol da diversidade e inclusão. Além da Ana Paula Rodrigues, compuseram a mesa de debate: Marina Pires, Business Partner Human Resource da Algar Telecom; Graziela Barroso, trainee de Planejamento Estratégico na Bayer; Leonora Mattos, Regional Smart Manufacturing Sprint Team Lead da Cargill; Juliana Eugênia, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Sankhya; e Bianca Lopes, analista de Aquisição de Talentos da Tribanco.

Graziela Barroso, trainee de Planejamento Estratégico na Bayer, defende que a construção de uma cultura inclusiva é o primeiro passo para fortalecer os valores de diversidade, equidade e inclusão. “Na unidade de Uberlândia, a Bayer desenvolve, por exemplo, iniciativas com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre temas ligados à diversidade étnico-racial, buscando o entendimento sobre a realidade da pessoa negra. São ações criadas para fortalecer uma cultura inclusiva, sendo isso fundamental para as ações de diversidade. Além disso, realizamos programas de aceleração de carreira para talentos diversos. Assim criamos um ambiente onde cada indivíduo se sinta valorizado, respeitado e que possa alcançar seu potencial máximo, impulsionando a inovação”, afirma.

A Sankhya está profundamente conectada à rentabilidade e à sustentabilidade do negócio. “Para nós, é fundamental que todas as conversas sobre diversidade sejam embasadas em dados concretos. Com essa abordagem, buscamos criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo, onde as pessoas se sintam pertencidas”, explica Juliana Eugênia, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Sankhya.

O evento, transmitido na íntegra, está disponibilizado no canal do YouTube da Algar Telecom. Para conferir, basta acessar aqui.