Na oportunidade, companhia apresenta sua nova linha de tubos flexíveis de Cobre (bobininhas), desenvolvida para facilitar os processos das instalações em sistemas de ar-condicionado
Atualmente, o setor de refrigeração representa 10% do faturamento da Termomecanica, o que reforça a importância estratégica deste segmento para os negócios da empresa
Com o intuito de consolidar ainda mais sua atuação no setor de refrigeração, a Termomecanica, líder na transformação do Cobre e suas ligas e que também atua com o Alumínio, participa, pela segunda vez, da Caravana Elgin, evento organizado pela renomada empresa de refrigeração, Elgin. Este ano, a companhia traz como grande novidade a sua linha inédita de tubos flexíveis de Cobre (bobininhas), desenvolvida para facilitar os processos das instalações em sistemas de refrigeração, pelo fato de contarem com comprimento maior do que os tradicionais pancakes e com peso ergonomicamente adequado.
De acordo com o Gerente Comercial da Termomecanica, Felipe Guerini, o mercado de refrigeração é estratégico e já representa 10% do faturamento da companhia. “Este ano, inovaremos mais uma vez e teremos como destaque na Caravana o lançamento dos nossos tubos flexíveis de Cobre (bobininhas). Esta é uma importante novidade para o setor, tendo em vista que por meio dos tubos de maior comprimento, será possível obter melhor aproveitamento do material nos sistemas de instalação de ar-condicionado, refletindo, assim, em maior economia de recursos”, explica.
O evento, que teve início em junho deste ano, conta com a realização de treinamentos e palestras relacionadas ao setor, além de dar ênfase às soluções da Elgin e de sete empresas parceiras. Até o mês de setembro, a ação ainda percorrerá 16 cidades do Norte ao Sul do Brasil, o dobro de locais visitados na edição de 2023 e espera atingir mais de seis mil pessoas. Entre os municípios contemplados estão: Uberlândia – MG, Goiânia – GO, Campo Grande – MS, Cuiabá-MT, Porto Velho – RO, Manaus – AM, Belém – PA, Teresina – PI, Natal – RN, João Pessoa – PB, Aracaju – SE, Petrolina – PE, Vitória – ES, Ribeirão Preto – SP, Curitiba – PR e Florianópolis – SC.
Guerini reitera que a parceria com a Elgin fortalece a presença da Termomecanica no segmento, evidenciando seus diferenciais a um público extremamente qualificado. “A cada ano estreitamos ainda mais a nossa parceria com a Elgin. Acreditamos que a união entre duas potências da indústria é essencial para o desenvolvimento deste mercado. Isto porque, encontros como esse solidificam a integração entre os especialistas do meio, sendo eles gestores e, principalmente, instaladores de ar-condicionado, que utilizam tubulações de Cobre diariamente em suas rotinas”, observa o executivo.
A força do segmento de Refrigeração
Com perspectivas promissoras, o setor de HVAC-R (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) deve faturar R$ 41,3 bilhões em 2024, o que representa um aumento de 12% em comparação ao último ano, segundo dados da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento).
Nesse sentido, Guerini analisa que as projeções estão alinhadas às diferentes variações climáticas no Brasil, que conta com regiões com temperaturas mais elevadas. “Esse contexto exige insumos para atender diferentes espaços, desde residências, hospitais e estabelecimentos comerciais diversos, passando pela demanda de exportação de carnes congeladas e, até mesmo, para o funcionamento de indústrias como automotivo, alimentícia e de medicamentos”, pontua.
Para a Termomecanica, esse cenário corrobora para um olhar otimista para o mercado de refrigeração, tendo em vista que a companhia fornece diversas aplicações do Cobre e suas ligas, as quais incluem tubos em barras, tubos lisos e ranhurados em bobinas e pancakes, para instalações de refrigeração dos principais fabricantes de equipamentos comerciais, residenciais e industriais do Brasil.
“É de extrema importância manter o contato ativo com os profissionais de refrigeração. Nos sentimos honrados em poder compartilhar insights valiosos ao lado de nomes de peso deste setor. Isto é fundamental não apenas para levar soluções robustas e de alta qualidade para os instaladores, mas também para fomentar o desenvolvimento desta indústria”, finaliza Guerini.
Sobre a Termomecanica
A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2,8 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena. Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.