Inscrições já podem ser realizadas de forma on-line e as aulas começam em agosto.
O Grupontapé, cia. de teatro de Uberlândia, oferecerá a partir do dia 05 de agosto deste ano a oficina gratuita “Radionovela – Expressão Imaginativa da Voz”. Serão ao todo 75 vagas distribuídas em 3 turmas com horários diferenciados para atender ao maior número de interessados. As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do link disponível no perfil do grupo, no Instagram.
A atividade é voltada para professores, educadores, condutores de grupos pedagógicos e artísticos, mas também para qualquer pessoa interessada acima de 18 anos. Para a proponente e coordenadora do projeto Kátia Bizinotto “a interação entre os diferentes públicos e gerações é muito rica e divertida” e além disso, o conteúdo da oficina alcança também profissionais que tenham interesse em aprimorar as habilidades e técnicas vocais e desejam explorar o recurso aliado à criatividade com usos, por exemplo, em cenas, podcast e programa de rádio.
O projeto foi aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia e conta com o patrocínio das empresas Cercon Concreto e Hotel Villalba. Além das oficinas gratuitas o projeto conta com a Palestra Vivencial – Radionovela Expressão Imaginativa da Voz como ação de contrapartida social voltada para 360 jovens estudantes de 4 escolas da rede pública de ensino da cidade.
Conteúdo da Oficina
No conteúdo teórico, a oficina abordará sobre radionovela, gênero tão importante na história do rádio. Na prática, serão compartilhados exercícios teatrais que abrangem questões fisiológicas do aparelho vocal, compreensão textual e da linguagem das radionovelas, especialmente o melodrama, além de comunicação e expressão, intenções, criação de imagens, sentimentos e produção de sentido por meio da fala. “Serão propostos também jogos teatrais e exercícios de criatividade que desenvolvam e desobstruam a imaginação, auxiliando na criação das personagens, com atividades individuais e coletivas”, complementa Katia Lou, Coordenadora Pedagógica e Oficineira do Projeto.
A oficina tem carga horária total de 30 horas e os encontros serão ministrados pela equipe de artistas do Grupontapé. e contará com a emissão de certificado chancelado pelo Grupo e pelo CEMEPE – Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz, que se tornou um parceiro do projeto, propiciando aos professores da rede municipal de ensino que a oficina seja uma das possibilidades de aprimoramento profissional.
Histórico do projeto
O projeto é coordenado pela atriz e cofundadora do Grupontapé, Kátia Bizinotto, que em parceria com a cia. de teatro, promoverá a oficina.
A ideia surgiu em 2020, quando a atriz foi convidada a ministrar uma oficina a convite do Sesc – Serviço Social do Comércio, do Rio de Janeiro, dentro do projeto “Sesc Dramaturgias 2021” e conta que “foi a experiência de termos produzido com o Grupontapé a radionovela “Alma Ferida” que deu origem a oficina virtual “Radionovela – Expressão Imaginativa da Voz”, de modo virtual, com atividades de leitura dramática. Outros convites surgiram e a mesma oficina foi ministrada para outras unidades do SESC nos Estados de Pernambuco, Ceará e Roraima.
Serviço:
O quê: “Radionovela – Expressão Imaginativa da Voz”
Quando: Início: 05/08 – Turma 1 e 2 | 29/08 – Turma 3
Serão 3 turmas de oficinas (06 encontros) com 25 vagas por turma nos seguintes horários:
Turma 1: segunda-feira, das 13h40 às 17h
Turma 2: segunda-feira, das 18h40 às 22h
Turma 3: quinta-feira, das 13h40 às 17h
Onde: Sede do Grupontapé em Uberlândia-MG – Rua Tupaciguara, 471, bairro Aparecida
Inscrição : Link https://forms.gle/zTGkfvEyBp9X2Z4R9 disponível também na bio do @grupontape
Conteúdo programático:
Cada oficina contará com 6 encontros com o seguinte conteúdo:
– Trabalho corporal e vocal: técnicas de respiração, dicção, projeção vocal e expressividade corporal.
– Ferramentas para processos criativos: desenvolvimento da criatividade, improvisação e trabalho em equipe.
– Conteúdo teórico: história da radionovela, técnicas de narração e dramaturgia.
– Prática de escuta e expressão da fala: exercícios práticos para contar histórias de forma envolvente.
– Trabalho coletivo: criação de radionovelas em grupo, desde a escrita do roteiro até a gravação e edição.