O Torneio Mineiro de Aves Domésticas, será realizado de 18 de junho a 23 de junho no Parque da Gameleira em Belo Horizonte. Por iniciativa dos criadores filiados ao Clube Mineiro de Criadores de Pássaros (CMCP) e Associação Mineira de Aves Exóticas (AMAE), o evento pretende reunir criadores de várias regiões do Brasil.
A grande atração da exposição são os canários de cor. Devido a mutações genéticas, eles deixaram de ter a cor verde original e hoje apresentam mais de 500 cores. Há mais de 300 anos, são criados em viveiros, já que na natureza seriam alvos fáceis de predadores, devido às suas cores chamativas. O evento deve receber mais de 1200 exemplares de diversos portes e cores, que chamam atenção pela beleza e docilidade.
Um dos mais procurados na competição, são os Diamantes-de-Gould, – espécie de aves oriunda da Austrália que se distingue pelas cores fortes. A escolha desses pets vem por questões de facilidade e também pela beleza. As aves estão entre os animais mais diversos do planeta em questões de cores e tamanhos.
A opção pelas aves no ambiente doméstico vem se tornando cada vez mais habitual. Um dos especialistas no ramo de criatório de aves do Clube Mineiro de Criadores de Pássaros (CMCP), Kleber Vasconcelos, fala da sua paixão pelos pássaros e “mostra que eles são os pet’s de maior retorno considerando custo benefício além de alegrar uma casa com seu canto harmonioso”.
As aves do criador Ronaldo Beltrão, da Associação Mineira de Aves Exóticas (AMAE), que dedica várias horas por dia para alimentar e cuidar das mais de mil aves que possui, recebem tratamento especial em épocas de competição. A programação do torneio, é a seguinte, no dia 18 montagem da exposição das gaiolas, no dia 19 recebimento das aves participantes, no dia 20 o julgamento e após as 12hs do 21, a exposição é aberta ao público.