Artistas de Uberlândia completam o time de atrações da 3ª edição do Festival Timbre Instrumental

0

Ana Clara Guerra, Duo Country, Sick, Light Strucks e Orquestra SESC de Violas se apresentam neste sábado e domingo no SESC Uberlândia

Ana Clara Guerra, Duo Country, Sick, Light Strucks e Orquestra SESC de Violas, completam o time de artistas que irão se apresentar neste sábado (25) e domingo (26), em Uberlândia, na 3ª edição do Festival Timbre Instrumental. As apresentações acontecem no SESC Uberlândia, com entrada pelo portão da avenida João Naves de Ávila, 919, Bairro Aparecida (em frente à estação 3 de ônibus). A entrada é 1kg de alimento não perecível que será doado ao Programa Sesc Mesa Brasil, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício.

Nesta sexta-feira (24) a programação musical do festival terá início com a Discotecagem Amazônica do Ultimato (RO) e Discotecagem Surf Music com Johnny Crash (SP), a partir das 18h, na cervejaria Captain Brew, na rua Marieta de Castro Santos, 135, Bairro Morada da Colina.

Amanhã (25), às 16h, sobem ao palco a violonista Ana Clara Guerra Trio (MG), as bandas Ultimato (RO), Strobo (PA) e Light Strucks (MG) convidando Johnny Crash (SP). Os shows continuam no domingo (26), às 16h, com a apresentação da Orquestra Sesc de Violas (MG), Duo Country (MG), e bandas Sick (MG) e Camarones Orquestra Guitarrística (RN).

O festival é produzido pela agência Timbre Cultural, com parceria cultural do Sistema Comércio MG, formado por Fecomércio MG, SESC, SENAC e Sindicomércio de Uberlândia. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e Governo Federal – Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo. O festival também conta com o apoio do Estúdio Farândola, Libertas – Venda & Bar, Cozinha da Terra, Porão Estúdio de Gravações, Calegari Eventos e patrocínio das cervejarias Benedith e Captain Brew. A identidade visual do festival é assinada pelo Estúdio Farândola. Elementos da fauna e da flora brasileira dialogam com instrumentos e a proposta “Sinta o som” do evento.

Sobre Ana Clara Guerra
Violonista e compositora de Uberlândia (MG), Ana Clara Guerra tem se destacado entre a nova geração de violonistas brasileiros com um repertório que mescla a influência de sonoridades da música popular brasileira e da música de concerto, uma mistura que caracteriza bem o chamado Violão Brasileiro, e que reflete muito da trajetória musical da violonista.

Da infância no quintal de casa, escutava Clube da Esquina, Juarez Moreira, Joyce Moreno, as canções eternizadas por Elis Regina, e toda a riqueza da música popular brasileira. Iniciou o estudo formal em música aos 16 anos no Conservatório de Uberlândia. Seguindo uma formação em violão clássico, Ana Clara encontrou mais tarde no Violão Brasileiro um ponto de aproximação entre suas principais referências musicais, aquelas primeiras, e as que foram sendo conhecidas e construídas ao longo do caminho.

Possui graduação em Música e Mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem uma dedicação especial à música de câmara em diversas formações, em especial em duos, pesquisando e fomentando o repertório brasileiro e latino-americano, tendo se apresentado em diversas cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e no ano de 2022, representou o Brasil no FIMU de Belfort, na França. Atua também em formações, solo, quarteto instrumental de música brasileira, rodas de choro, acompanhando cantores e cantoras e outros instrumentistas,

Musicista premiada (22º Prêmio BDGM Instrumental – 2023, Prêmio Funarte XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea – 2023, 9º Prêmio da Música das Minas Gerais – 2022, Concurso Sons da Cidade – 2021, Jovem Instrumentista – 2020). Lança neste ano seu primeiro disco de violão solo, Novos Ventos, com obras inéditas de sua autoria e dos violonistas João Camarero, Alessandro Penezzi, Lucas Telles e Daniel Lovisi.

Sobre a Sick
Banda instrumental de Uberlândia (MG) com o início da sua trajetória em 2014. As composições da banda misturam elementos da música global com a sua raiz brasileira, criando paisagens musicais através de texturas e padrões. Dentre definições como experimental, post-rock, math-rock e música mineira, a Sick, que de fato bebe de todas essas fontes, acredita que Mergulho seja uma palavra que representa bem o seu trabalho.

A Sick já se apresentou em festivais como Picnik, Mineiro Beat, Bananada, Timbre e Locomotiva. Entre os trabalhos autorais a banda já lançou o EP “Light Switch”, o disco “Para Uso Recreativo” e o disco “O Sonho e a Escada” gravados respectivamente em 2014 ,2017 e 2022 nos formatos de trio e quarteto. Em 2022 também lançaram o single, “Amazonik”, e o EP “Mergulho” em agosto de 2022. Atualmente trabalham na composição e produção do seu 5º disco, um álbum com cerca de 8 músicas, com previsão de lançamento até o final deste ano.

Sobre a Light Strucks
Trio instrumental de Uberlândia (MG) formado em 2015 com Jordok na guitarra, Gordon Rise no baixo e Chelo Lion na bateria. A sonoridade da banda é marcante, por mesclar Surf Music com elementos do Punk Rock, Country, Rock Psicodélico, Jazz, entre outros. Com 1 LP lançado pela Reverb Brasil Records, três singles e três coletâneas lançadas pelos selos: Reverb Brasil, Orleone Records e Maxilar Music, realizaram turnês pelos estados brasileiros: GO, MG, SP, PR, SC, RS e DF, além de várias cidades do Uruguai. A banda já se apresentou em festivais como Bananada (GYN), Campeonato Mineiro de Surfe (BH), Campeonato Brasiliense de Surf, Mineiro Beat (Udia), Timbre Instrumental (Udia), DOIDIMAI, entre outros.

O grupo acaba de lançar o single “Ithamar” pelo selo Maxilar Music e prepara o novo álbum que se chamará “Sunstruck”, programado para sair até o fim de maio de 2024. O extended play contará com quatro faixas inéditas e estará disponível em vinil de 7 polegadas e em todas as plataformas digitais. O grupo também se prepara para a turnê de lançamento “Tropical Invasion”, que passará por vários países na Europa, como: Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suiça, entre outros.

Sobre a Orquestra SESC de Violas
Em 2014 nascia em Uberlândia o projeto visionário que transformaria vidas através da música e da cultura popular: a Orquestra SESC de Viola. Desde sua criação, a Orquestra Sesc de Viola tem sido uma força motriz no estímulo ao desenvolvimento artístico individual de alunos e alunas. Mais do que simplesmente ensinar música, o projeto proporciona uma jornada de socialização e vivência musical em conjunto, fortalecendo laços e promovendo o enriquecimento cultural da região.

O curso é ministrado no SESC Uberlândia, oferecendo aos participantes uma carga horária intensiva de aprendizado. As aulas, inicialmente com duas horas semanais no primeiro ano, expandem-se para três horas a partir do segundo ano, garantindo uma formação abrangente e sólida. Além das aulas regulares os alunos são convidados a participar de ensaios, apresentações, concertos e oficinas. Essas experiências enriquecedoras fazem parte integrante do processo de formação orquestral e da prática musical em conjunto.

A celebração do décimo aniversário da Orquestra Sesc de Viola não apenas marca uma década de sucesso, mas também representa um compromisso renovado com a música, a educação e a comunidade.

Sobre a Duo Country
Projeto formado pelos músicos Iuri Resende e Lukas Simon, de Uberlândia (MG), como estudo de pesquisa e divulgação da música americana e suas vertentes. Focado, principalmente, no som produzido pelos pioneiros do Oeste americano, a banda destaca o Berço Western e as ramificações de seus pares, como o Country, Rockabilly, o Blues, o Western Swing, entre outros.

PROGRAMAÇÃO
Discoteca Amazônica do Ultimato
Com DJ Johnny Crash (The Dead Rocks)
Sexta-feira, 24/5, às 18h, na cervejaria Captain Brew
Rua Marieta de Castro Santos, 135, B. Morada da Colina. Entrada franca.

Ana Clara Guerra Trio (MG), Ultimato (RO), Strobo (PA) e Light Strucks (MG) convida Johnny Crash (SP)
Sábado, 25/5, às 16h, no Sesc Uberlândia
Avenida João Naves de Ávila, 919, B. Aparecida (em frente à estação 3 de ônibus)
Entrada: 1kg de alimento não perecível para o Programa Sesc Mesa Brasil

Orquestra Sesc de Violas (MG), Duo Country (MG), Sick (MG) e Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
Domingo, 26/5, às 16h, no Sesc Uberlândia
Avenida João Naves de Ávila, 919, B. Aparecida (em frente à estação 3 de ônibus)
Entrada: 1kg de alimento não perecível para o Programa Sesc Mesa Brasil