Nativos do mundo digital, jovens ainda necessitam de formação em informática básica

0

Para tornar jovens ainda mais preparados para o mercado de trabalho, Instituto Algar oferece formação em informática no programa ‘Talentos de Futuro’

A tecnologia é algo natural e essencial para a existência das novas gerações, com isso, observamos que as crianças se familiarizam com equipamentos digitais cada vez mais cedo. Porém, apesar de demonstrarem habilidades com este mundo, os jovens ainda precisam se capacitar tecnologicamente. Isso porque os conhecimentos se limitam ao uso do smartphone e a navegação em redes sociais, entre outros meios mais populares entre eles. Diante disso, já é percebido por gestores e recrutadores que falta aos jovens o conhecimento de ferramentas tecnológicas que vão ser utilizadas no dia a dia de uma empresa. Para mudar essa realidade, o Instituto Algar oferece  formação em informática para turmas do programa Talentos de Futuro.

A necessidade de implementar a formação foi identificada em conversas com empresas parceiras e do grupo Algar, que indicaram ter dificuldades em contratar colaboradores, principalmente jovens aprendizes, devido à falta de conhecimento de ferramentas importantes na rotina de uma empresa, como e-mail e softwares para criação de planilhas e apresentações. Ao iniciar os encontros e questionar os jovens sobre o conhecimento que possuem em informática, a percepção das empresas é confirmada. Os participantes costumam indicar que possuem conhecimento básico, pois usam bastante o celular, mas ao fazer a primeira atividade, fica nítido que o entendimento é restrito ao smartphone. Ao longo da formação, são percebidas a constante dificuldade em realizar tarefas simples como acentuar palavras, uso de caracteres, uso de mouse, entre outras ações.

A falta de familiaridade com o uso do computador se deve também à ausência de contato com este tipo de eletrônico, já que o smartphone tem se tornado cada vez mais popular e permite a realização de ações antes possibilitadas apenas por computadores. Essa questão é ainda mais intensa no público de jovens em vulnerabilidade social atendidos pelo programa Talentos de Futuro, que muitas vezes não possuem computadores em casa.

A formação básica em informática é oferecida para as turmas presenciais do Talentos de Futuro que são promovidas em Uberlândia (MG). Para as demais turmas do programa, é oferecida uma formação básica EAD, por meio dos estudos autônomos. Diante das dificuldades apresentadas pelos jovens, os temas abordados nos encontros são relacionados aos softwares Word, PowerPoint e principalmente, o Excel. Além disso, eles também recebem orientações em relação à elaboração de e-mail, entre outras ferramentas fundamentais para a atuação em uma empresa.

Nos dias dedicados a tratar do Word, são trabalhados a digitação e a formatação de texto, além das ferramentas do software como aplicação de imagens e tabelas. No software utilizado para o desenvolvimento de apresentações, PowerPoint, a dinâmica envolve orientações como o uso adequado de efeitos, imagens e fontes diversas para elaboração de materiais na ferramenta. Já no Excel, que é a plataforma menos conhecida pelos jovens, são trabalhadas a elaboração de planilhas, uso de fórmulas, elaboração e interpretação de gráficos, entre outras funcionalidades.

O educador responsável por conduzir a formação com os jovens, Fábio Freitas, ressalta que os resultados entre os participantes que já participaram dos encontros são muito positivos. “Durante a realização do programa é possível perceber a evolução dos jovens tanto em relação ao uso das ferramentas, quanto na percepção da importância dos conhecimentos adquiridos para seu início e permanência no mercado de trabalho. Do primeiro encontro para o último notamos que o tempo de realização das atividades propostas é menor, a qualidade é maior e conseguem até mesmo aprimorar a resolução de problemas”, conta Fábio.

A jovem certificada pelo programa Talentos de Futuro em 2023, Thalita Vitoria Donizete, de 16 anos, conta os resultados que alcançou com a participação nos encontros de informática. “Aprendemos o essencial para um bom desempenho em uma empresa, PowerPoint, Word, Excel e alguns truques que facilitam nosso dia a dia usando essas ferramentas. As aulas agregaram muito no meu desenvolvimento, me ajudaram a ter uma escrita mais fluida e entregar trabalhos e relatórios de uma forma fácil. Me sinto bem mais preparada para entrar no mercado de trabalho, pois tenho o conhecimento básico e necessário que uma empresa pode pedir”, conta Thalita.

Sobre o Talentos de Futuro

A formação em informática faz parte do programa Talentos de Futuro, que tem como propósito a preparação de jovens para o mercado de trabalho e foca no desenvolvimento de habilidades visando facilitar a inserção e permanência dos jovens no mundo do trabalho. Nos últimos anos, além do desenvolvimento de competências comportamentais, a formação tem abordado habilidades técnicas necessárias para aprimorar o desenvolvimento dos jovens.

Sobre o Instituto Algar

O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.