Minascentro consagra-se como um dos polos mais estratégicos para eventos de negócios na capital

0
Agência i7

O Minascentro é um dos espaços mais versáteis da capital mineira. Nele, estão reunidas possibilidades que vão do entretenimento às agendas corporativas, tornando o centro de experiências um concorrido cenário para turnês de artistas consagrados, peças teatrais, feiras de comércio e turismo, convenções e eventos corporativos. Apenas no campo dos negócios, por exemplo, foram realizadas no último ano 189 agendas dos mais diversos ramos de interesse, com um público que ultrapassou a marca de meio milhão de pessoas.

Com localização privilegiada – em perímetro de forte impacto turístico, histórico e cultural – a história do Minascentro se confunde em vários vieses com a da capital mineira, a começar pela edificação: um exemplar da arquitetura neoclássica projetada no início do século XX e que, juntamente com os prédios públicos da Praça da Liberdade e outras edificações na cidade, forma o amplo Conjunto Arquitetônico do movimento. Além disso, ele ocupa um quarteirão inteiro do centro de Belo Horizonte, entre as ruas Curitiba, Guajajaras, Santa Catarina e Avenida Augusto de Lima.

Tais características, aliadas à vasta gama de viabilidades para atividades simultâneas, torna o Minascentro um dos espaços mais demandados pelas produções itinerantes dos ambientes de negócios. Como no caso da Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas, que chega à sua 64ª edição em 2024 e, há 27 anos, tem o local como sede de suas programações.

De acordo com Dayhana Nicoleti, organizadora do evento, a escolha do espaço para tantas edições é também determinada pela preferência do público que passa pela feira: “O público do evento prefere nos visitar no Minascentro e isso foi perceptível ao longo dos dois anos que não pudemos fazer a feira lá, devido a reforma do espaço. Além de uma localização privilegiada, ali temos uma arquitetura encantadora, uma amplitude que comporta nossos milhares de visitantes, acessos estratégicos e uma competência administrativa que abraça nossas ações e contempla a nossa experiência como um todo”, conta.

Falando em versatilidade, um dos principais diferenciais do Minascentro nesse sentido são os ambientes multiusos, modulares e flexíveis, preparados para abrigar eventos de diferentes formatos e dimensões, distribuídos em três andares e uma área de mais de 23 mil m². De forma concomitante, o complexo inteiro é capaz de comportar mais de 8000 pessoas por evento. Essa é, inclusive, a quantidade de público que o Minas Summit – maior evento de inovação corporativa de Minas Gerais – espera receber na sua segunda edição, que será realizada no centro de experiências no próximo mês de junho. Quem conta é o head de marketing da FCJ Venture Builder e responsável pela estratégia e operação do evento, Weber Rangel:

“No ano passado nós fizemos uma edição que, inicialmente, seria para 1.500 pessoas, mas chegamos a 4.000. Nesse ano, a expectativa para os dois dias de agenda é receber 8000 pessoas e as possibilidades que o Minascentro oferece de escalonar esse evento dentro do próprio complexo são sensacionais, permitindo trabalhar em diversos formatos. Ali temos salas vazadas grandes, auditórios de vários tamanhos possíveis. Dentro das nossas propostas é algo que se encaixa muito, porque ainda que prospectemos um público tão grande, queremos uma dinâmica ao mesmo tempo intimista – de pessoas caminhando, conversando, fazendo negócios, e mais próximas umas das outras”, destaca.

Weber explica, ainda, que o espaço fazia parte do planejamento desde o princípio: “A escolha do Minascentro para fazer a primeira edição foi bem proposital, porque a gente queria um local que fosse icônico em Belo Horizonte, e foi uma decisão primordial para que tivéssemos o resultado que a gente teve. Embora trate-se de um prédio histórico, ele dispõe de um uma infraestrutura tecnológica muito boa, e nós, como evento de inovação, conseguimos facilmente perceber isso. A gente logo se encantou pela oportunidade de reunir o que é antigo, o que tem história, com a inovação. Sem contar o atendimento que recebemos da equipe gestora do espaço – que está sempre disponível e nos ajuda, inclusive, no planejamento do nosso evento. Esse diferencial é, sem dúvidas, algo que colaborou e muito para que nossa experiência com o Minascentro tenha sido tão positiva”, afirma.

De acordo com dados mais recentes da Belotur, Belo Horizonte vem apresentando bons números nos indicadores de atividades turísticas. Em 2023, a cidade se destacou no circuito de grandes eventos culturais e de entretenimento, além de outras agendas de potencial turístico e de negócios, atraindo visitantes de todo o estado e de outras regiões do país e do continente. Esse fluxo de pessoas estimula a oferta de serviços e aumenta a arrecadação. A ocupação hoteleira refletiu essa movimentação e atingiu, em 2023, 65,65% de média mensal, com uma receita média por quarto (REVpar) de R$219,00, números melhores do que no período pré-pandemia, segundo a ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais). No último ano foram registrados R$147,98 milhões recolhidos somente em impostos sobre serviços (ISS) relacionados às atividades parcialmente e tipicamente turísticas.

Entre os serviços que mais foram impactados com o ISS turístico em 2023 estão o transporte ferroviário e metroviário; os serviços de alojamento; as atividades recreativas, culturais e desportivas; as atividades de empresas de eventos; as atividades de agências e organizadores de viagens; os serviços auxiliares de transporte e os serviços de alimentação.

Atraindo agendas e públicos diversificados para a capital, o Minascentro participa desse avanço que, segundo a head de marketing do centro de experiências, Ana Cristina Campos, é produto de um trabalho direcionado a resultados específicos e apoiado no potencial de aproveitamento do local para o ambiente corporativo: “O sucesso do Minascentro como um dos principais polos de negócios em Minas Gerais é atribuído ao trabalho conjunto do time e à comunicação eficaz. Através de estratégias de comunicação cuidadosamente planejadas, conseguimos posicionar o Minascentro como um local ideal para eventos de negócios, transmitindo sua conveniência, infraestrutura de qualidade e localização estratégica. Esses elementos foram essenciais para alcançar esse marco significativo”, conclui.