Hospital Mater Dei Santa Genoveva é reconhecido pela excelência no atendimento ao idoso

0

O Hospital Mater Dei Santa Genoveva, referência em atendimento hospitalar em Uberlândia, destaca-se pela excelência no cuidado aos pacientes idosos. Com uma abordagem multidisciplinar e estratégias personalizadas, a instituição busca garantir a segurança, funcionalidade e qualidade de vida dos idosos, além de prevenir complicações decorrentes de doenças crônicas.

Excelência no atendimento
O Dr. Tiago Ferolla, geriatra e médico responsável pelo Serviço ao Idoso do Mater Dei Santa Genoveva, destaca que o paciente idoso é geralmente mais frágil e possui múltiplas doenças crônicas, o que o torna mais suscetível a complicações e a um maior uso de medicamentos. Nesse sentido, é essencial que os profissionais de saúde, especialmente os geriatras, façam uma adequação cuidadosa dos medicamentos e doses, a fim de minimizar os riscos de intoxicação e melhorar a qualidade de vida do paciente.

“O organismo do idoso é mais sensível a medicamentos devido a um metabolismo mais lento e à diminuição da função renal ao longo do tempo. Assim, a equipe médica busca sempre minimizar os riscos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, por meio de tratamentos individualizados e cuidadosos”, diz o médico.

Reconhecendo a complexidade das necessidades dos idosos, a instituição envolve diversos profissionais de saúde nesse processo. Além de geriatria, especialistas como nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e, quando necessário, psicólogos, trabalham em conjunto, para oferecer um cuidado integral e otimizado. O Dr. Tiago Ferolla ressalta que a interação positiva entre esses profissionais, com o geriatra atuando como gestor, aumenta as chances de sucesso no tratamento e na promoção da saúde do idoso.

Ao desenvolver um plano de cuidados individualizado para os idosos, prioriza-se um diagnóstico preciso e a revisão constante dos tratamentos. Considerando a presença de múltiplas patologias, é essencial avaliar como os diferentes tratamentos podem interferir, positiva ou negativamente, em cada caso. Além disso, o geriatra destaca a importância de prescrever o menor número possível de medicamentos, nas menores doses tecnicamente adequadas. O planejamento precoce de mobilização e o estímulo à autonomia e independência também estão entre as estratégias adotadas, visando uma recuperação mais rápida e segura.

Bruno Almeida Nogueira, gerente de Enfermagem do Hospital Mater Dei Santa Genoveva, destaca a importância da linha de cuidado do idoso implantada na unidade, bem como seus indicadores de desempenho, com foco no cuidado integrado e especializado na população idosa da cidade de Uberlândia, MG e região metropolitana. A instituição também utiliza estratégias, como marcadores de identificação visual e orientações claras para a equipe de enfermagem e multidisciplinar. Em casos de pacientes com dificuldade de deglutição, medidas específicas são adotadas para evitar incompatibilidades. Já na administração segura de medicamentos, busca-se a tecnologia como principal aliada, como por exemplo o sistema de checagem beira leito.

Promovendo bem-estar e qualidade de vida
Bruno destaca a importância do paciente no centro de tudo, envolvendo-o na realização de suas atividades diárias, como a higiene corporal e a locomoção. Estimular a marcha, utilizar terapias alternativas para promover o trabalho cognitivo e emocional e envolver a família no cuidado são algumas das estratégias adotadas. A equipe de enfermagem também realiza monitoramento constante e fornece orientações necessárias, para garantir o bem-estar dos pacientes. A Rede Mater Dei de Saúde possui pilares sólidos na construção de uma jornada de excelência no cuidado e segurança do paciente.

“Além do tratamento de condições médicas específicas, o cuidado integral ao idoso abrange outros aspectos fundamentais. Reconhecendo o idoso como um ser humano plural, a equipe de saúde busca compreender suas necessidades físicas, sociais e psicológicas. É muito importante acolher as preferências pessoais do paciente, respeitando suas escolhas e crenças, o que se torna ainda mais relevante na terceira e quarta idades. A manutenção da autonomia e a estimulação de valores espiritualistas também são consideradas, com sensibilidade para abordar o tema da morte, quando necessário e adequado”, destaca o Dr. Marcos Alvinair, geriatra e membro da equipe médica do Mater Dei Santa Genoveva.

O hospital prioriza os cuidados paliativos para os idosos, reforçando o compromisso de  proporcionar conforto e bem-estar em todas as fases da vida. A equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para promover a autonomia e a qualidade de vida do paciente, além de fornecer suporte emocional, tanto para o paciente quanto para a família. A personalização dos cuidados, a valorização dos desejos e sonhos do paciente, o manejo adequado da dor e a oferta de terapias alternativas são algumas das práticas adotadas. A instituição reconhece a importância de uma abordagem biopsicossocial, considerando as necessidades físicas, psicológicas e espirituais dos idosos em cuidados paliativos. A integração entre geriatria e enfermagem desempenha um papel fundamental nesse processo, fornecendo cuidados individualizados, promovendo o bem-estar biopsicossocial e valorizando as preferências pessoais dos pacientes.