Pesquisa mostra que 62% dos brasileiros gostariam de mudar de carreira profissional

0
Young asian businesswomen with docuent walking on stairs.

Gestor de RH explica que a transição pode ser benéfica para empresas e colaboradores

Dados de uma pesquisa conduzida pela Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (EBAC) revelam  que, aproximadamente, 62% dos brasileiros manifestam o desejo de mudar de carreira profissional.  Além disso, 47% acreditam na viabilidade de aprender uma nova profissão e conquistar um emprego  diferente em seis meses, enquanto 35% expressam interesse em investir em educação a distância para  realizar essa transição. Outro levantamento, realizado pelo Instituto ADP Research em 2023, revela  que 4 em cada 5 brasileiros consideram a possibilidade de mudar de emprego.

Além da troca de empresa, uma mudança de carreira pode ocorrer em diferentes circunstâncias,  inclusive dentro da própria organização onde o profissional está empregado. Nessas situações, a  transição pode ser resultado de processos seletivos internos ou por meio da observação atenta das  lideranças, levando em conta a análise de um profissional que tenha desenvolvido novas skills, por  exemplo.

Para Robson Barbosa, diretor executivo da Selpe Gente e Gestão, esse tipo de iniciativa pode  representar para o colaborador oportunidades de crescimento pessoal e profissional, maior satisfação  no trabalho, realização de novos interesses e melhor adequação às habilidades individuais.

“Para a empresa, também é vantajoso, pois a transição de carreira de um colaborador pode incentivar  a aquisição de novas habilidades, perspectivas e no aumento da motivação. No médio e longo prazo,  essa possibilidade de mudança pode contribuir para a retenção de talentos, além de fomentar um  ambiente mais diversificado e inovador”.

Dicas para o colaborador realizar a transição de carreira
O diretor enfatiza que, para uma transição de carreira estratégica, é crucial que o colaborador: • identifique seus interesses e habilidades;

  • pesquise sobre novas áreas de atuação;
  • desenvolva competências relevantes para a nova carreira;
  • adapte o currículo para destacar experiências pertinentes;
  • busque orientação profissional por meio de mentorias;
  • mantenha-se aberto a oportunidades de aprendizado e crescimento durante todo o processo.

“Essas orientações também são aplicáveis a novas oportunidades de emprego. No entanto, é crucial  lembrar que, ao decidir mudar de carreira, o profissional já possui contatos estabelecidos. Portanto,  é importante manter sua rede ativa não apenas durante a busca por emprego, mas de maneira  contínua. Esteja sempre cultivando conexões, pois o networking é essencial no mercado de  trabalho”, conclui Robson.

Sobre a Selpe Gente e Gestão  
A Selpe é uma consultoria com divisões especializadas em todo o ciclo de Gente e Gestão. Com  abrangência nacional, 58 anos de mercado e escritórios em São Paulo, Minas Gerais e Nordeste, a  empresa oferece soluções e tecnologias em executive search para posições estratégicas e de liderança  nas organizações; em atração, seleção e desenvolvimento de líderes e equipes; e em projetos de  gestão personalizados. Além disso, atua no planejamento e execução de programas de trainee e  estágio e na contratação de trabalho temporário e terceirização para empresas de todos os segmentos de negócio.