Algar Telecom é destaque na Premiação Agilidade Brasil 2024 no segmento TIC

0

A Algar Telecom, empresa de TI e telecom do Grupo Algar, ficou no Top 10 na categoria Squad, de projetos com até 50 pessoas, da Premiação Agilidade Brasil 2024, realizada pela Agile Trends. O prêmio reconhece e celebra a excelência na aplicação de métodos ágeis, destacando a contribuição significativa das empresas para o desenvolvimento do mercado brasileiro.

A companhia submeteu à avaliação o desafio da adoção da metodologia Ágil no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Como as equipes ainda não estavam imersas no conceito, o time buscou uma transição leve e de fácil aprendizado, apostando em estratégias como Scrum e Kanban para promover uma cultura de colaboração e adaptabilidade.

Focada na melhoria da performance, a equipe ouviu demandas de clientes e stakeholders para construir uma trajetória de melhoria progressiva. O resultado foi um aumento significativo na satisfação dos usuários, gerando queda no churn, aumento na pontuação de satisfação do cliente (CSAT) e evolução de um produto do portfólio de TIC: o Cloudphone.

A migração para a metodologia Ágil adotou o uso de jogos integrativos, metodologias psicológicas e modelos de trabalho diferentes fora das atividades corriqueiras dos profissionais em um dos squads trabalhados. A Agile Coach utilizou atividades lúdicas e passatempos da infância para promover colaboração, integração, criatividade, inovação, empatia e comunicação, resultando em uma abordagem personalizada ao contexto da equipe de Voice Of Costumer.

“O case destacou a importância da busca constante por novos meios de aprendizagem, adaptando-se aos desafios do time e do contexto em que estão inseridos. A aplicação de dinâmicas online e offline mostrou a necessidade de uma abordagem diversificada para resolver os desafios enfrentados”, explica Guilherme Rela, Diretor de Negócios TIC e IoT, da Algar Telecom.

O resultado foi a adoção de uma abordagem mais flexível e orientada a resultados. A jornada trouxe não apenas eficiência operacional, mas também uma mentalidade inovadora que impulsionou a entrega de valor contínuo, como uma melhor integração do time, com nível de maturidade alto, resoluto e crítico.

A experiência trouxe valor ao introduzir uma nova forma de trabalho, levando em consideração as necessidades e personalidades da equipe. “As práticas e ferramentas aplicadas se tornaram desejadas e foram implementadas em outras áreas da Algar Telecom, destacando o poder da criatividade e do pensamento disruptivo no processo de aprendizado em adultos”, completa Rela.

Para mais informações sobre o prêmio, acesse: Link

Na Algar Telecom, o movimento ágil já chegou 100% das áreas de marketing e TI. Em toda a companhia estão envolvidos com a metodologia cerca de 440 associados (como são chamados os trabalhadores da companhia), divididos em 70 squads e, até o momento, a empresa capacitou 27 Agile Coaches e certificou 40 Product Owners (POs).

Sobre a Algar Telecom 
A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de Telecom e TI para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A companhia oferece internet por fibra óptica em ultravelocidade, celular de qualidade, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

Com 70 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de 132 mil km de fibra óptica que serve, atualmente, mais de 372 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Para todos esses locais, a empresa investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4,5 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa – comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadora.