Campanha visa conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea

0

Doadores interessados devem buscar esclarecimentos e se cadastrarem no hemocentro de sua cidade

A campanha Fevereiro Laranja foi criada com o objetivo de esclarecer a população sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A doença tem estimativa de mais de 11 mil casos no Brasil entre 2023 e 2025, os dados são da Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A Leucemia é um câncer do sangue que acontece quando as células de defesa (glóbulos brancos ou leucócitos) aumentam de forma descontrolada na medula óssea impedindo o desenvolvimento adequado de plaquetas, glóbulos vermelhos e da imunidade. Pode acontecer em qualquer idade, sendo a neoplasia mais comum entre as crianças e podem ser divididas em dois grandes grupos: agudas e crônicas.

De acordo com a hematologista Dra. Thais Camargos Ferreira, médica cooperada Unimed Uberlândia, a leucemia aguda é uma doença agressiva com rápida evolução e os principais sintomas são: fraqueza, sangramentos, manchas roxas no corpo, dor óssea, febre sem outro motivo e gânglios aumentados chamados popularmente de ínguas. “A suspeita do diagnóstico é avaliada inicialmente com hemograma, um exame simples e de fácil acesso. E a detecção precoce da leucemia é essencial para um tratamento com maior chance de sucesso e possibilidade de cura”, revela.

Tratamento
Para todos os pacientes com leucemia linfóide ou mielóide aguda o tratamento inicial baseia-se em imunoterapia e quimioterapia. Em alguns casos chamados de alto risco, doença refratária ou recidivada também é indicado o transplante de medula óssea alogênico que é aquele em que o paciente recebe a medula óssea de um familiar ou um doador voluntário do banco de medula quando não tem um parente compatível.

Como se tornar um doador?
Para ser doador voluntário basta ter entre 18 e 35 anos (o doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade), ter boa saúde e não apresentar doenças como as infecciosas ou do sangue e se cadastrar no hemocentro mais próximo. Em Uberlândia o Hemominas fica Av. Levino de Souza, 1845 – Umuarama. Telefone: (34) 3088-9200.

Na ocasião, o doador faz a coleta de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade e o resultado fica arquivado no cadastro de medula óssea (REDOME – Registro Nacional dos Doadores voluntários de Medula óssea). A coleta da medula óssea somente é feita quando encontrar um paciente compatível. O cadastro e a doação são importantes, pois a chance de encontrar doadores não aparentados compatíveis é baixa (1 a cada 100mil pessoas).

Que o “Fevereiro Laranja” esclareça as dúvidas e conscientize a população sobre a importância da doação de medula óssea e, em caso de dúvidas, procure seu médico e mantenha os exames de rotina em dia.