Investindo no conceito de moda circular, 5àsec ensina a preservar fantasias para o Carnaval

0

Com cuidados simples é possível aumentar a vida útil das peças

Conhecido mundialmente, o Carnaval é uma das maiores festas do Brasil que reúne diversas pessoas. Seja em bailes, bloquinhos, desfiles ou até mesmo em casa, trajes como as fantasias, típicas da época, fazem parte da folia para adultos e crianças. E para quem deseja investir no conceito de moda circular, reaproveitando itens guardados que foram utilizados em outras ocasiões, uma das estratégias é investir em cuidados simples que auxiliam na durabilidade de tais peças por mais tempo. Feitas de diferentes materiais e tecidos, seja focada em personagens, com aplicação de detalhes como glitter e lantejoulas, ou até mesmo feita de tule, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, dá dicas de como cuidar das fantasias ao longo do ano para aumentar a vida útil além dos cinco dias de festa.

Busque cuidados especiais conforme o tecido de cada peça
No Carnaval tudo é possível quando se trata de criatividade na hora da caracterização. Por isso, é ideal evitar colocar na máquina de lavar as fantasias que são fabricadas em fibras leves ou pedrarias, aplicações, bordados e lantejoulas, para não danificar a peça e os detalhes. Vale lembrar que as plaquinhas e fantasias em materiais escolares, como EVA e papel crepom, não são laváveis, por isso, o cuidado em caso de reutilização depende apenas da forma de uso.

Caso suje na folia, procure limpar o quanto antes
Para prolongar a vida útil da fantasia e evitar danos futuros, caso caia alguma substância como bebidas, molhos, maquiagens, sprays coloridos para o cabelo e até as tradicionais espumas de festa no tecido, é importante remover o excesso com um guardanapo ou pano branco seco e limpo. Evite utilizar produtos caseiros, pois tal ação pode danificar as fibras e piorar a mancha em questão, fazendo com que fique mais difícil de removê-la.

Armazene as fantasias de forma separada das demais roupas
Como as peças não são utilizadas com muita frequência, a recomendação é guardá-las separadamente das demais roupas e em uma gaveta ou saco de TNT, para que não amassem ou até mesmo que danifiquem. Para as fantasias que contém penas, o melhor é guardar em caixas que possibilitem ficar bem abertas, nunca amassar ou dobrar nenhuma parte.

Guarde as peças sempre limpas
As fantasias devem ser guardadas sempre limpas, pois fatores como suor e desodorante, por exemplo, podem acarretar manchas. Quando se guarda um item com sujidade, com o passar do tempo, é cada vez mais difícil retirar a mancha, pois ela acaba ficando mais persistente e danificando as fibras. Para evitar também o aparecimento de mofos ou amarelados, uma vez a cada três meses, tire a peça do guarda-roupa e deixe arejar na sombra, pois alguns detalhes podem desbotar se ficarem expostos no sol.

Se a ideia é usar alguma opção que não está em perfeitas condições ainda nesse Carnaval, Marinês tem algumas recomendações. “Se a fantasia estiver mofada ou amarelada, por estar muito tempo guardada, o ideal é lavar a peça com cuidado, seguindo sempre as orientações que constam na etiqueta. Caso haja uma macha antiga, o ideal seria levar até uma lavanderia especializada, como a 5àsec, para verificar a possibilidade de remoção, sempre respeitando o tecido e as particularidades de cada peça, de acordo com o tipo de fibra. O que muitos não sabem é que, além dos serviços tradicionais de higienização, secagem passadoria e retirada de manchas, a rede francesa conta com outras opções para deixar suas peças mais brancas, revitalizar as cores ou tratá-las para durarem por mais tempo”, finaliza a especialista.

Sobre a 5àsec:
Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 550 pontos de venda em todo o território brasileiro.