domingo, abril 28, 2024
InícioComportamentoDiversão x at...

Diversão x atenção: férias escolares aumentam cuidados à saúde das crianças

As férias de janeiro são o período mais desejado por boa parte das crianças. É a oportunidade de ir à praia, à piscina, ao campo ou mesmo de ficar em casa. Seja qual for o destino e a programação das próximas férias, uma coisa é certa: é o momento de os pais ou responsáveis abrirem os olhos com a saúde delas. Afinal, sem a sala de aula para atrair a atenção dos pequenos, as chances de gastarem toda a agitação perto da família é inevitavelmente maior.

E o alerta é dos mais diversos: sejam aqueles pequenos tombos, cortes ou arranhados até uma doença que exija um atendimento de urgência. Principalmente porque é no verão que algumas enfermidades se intensificam, como são os casos da dengue, chikungunya, conjuntivite, desidratação e intoxicação alimentar.

“O clima quente acaba sendo uma das causas para a ocorrência de diversos tipos de doenças que acometem também as crianças, e isso deve servir de sinal de alerta para a família”, explica Dr. Celso di Lascio, médico da operadora de planos de saúde You Saúde. Segundo ele, é comum nesta época do ano haver um pequeno aumento na procura por atendimentos de emergência pediátrica nos hospitais.

“A orientação é que os pais fiquem atentos aos perigos e que combatam o máximo possível os focos de doenças para evitar algum tipo de contaminação ou mesmo os riscos de acidentes domésticos. As férias costumam ser muitas vezes exclusividade das crianças, mas é o momento de a família estender o plantão para cuidar da saúde delas, a começar pela prevenção no ambiente onde estiverem”, sustenta o médico da You Saúde.

Por outro lado, o cuidado com a saúde infantil também pode ser preventivo. Se durante o ano falta tempo, as férias são uma boa hora de colocar a carteira de vacinação ou algum tratamento necessário em dia. “Não é sempre que os pais ou responsáveis têm essa disponibilidade de levar para tomar vacina ou de iniciar algum procedimento. É uma boa hora. Como a saúde delas vem em primeiro lugar, a recomendação é que busquem esse momento para tomar essas iniciativas”, defende o Dr. Celso di Lascio. “Depois disso, priorize as brincadeiras, de preferência com muita criatividade, porque o momento pede muita diversão”, finaliza.

Postagens Populares

O Impacto Avassalador das...

Itaipava é a cerveja ofic...

Hipertensão: cardiologist...

Exposição na Trilha da Ro...

Comentários Recentes