Hospital Madrecor utiliza musicoterapia para auxiliar o desenvolvimento de bebês prematuros

0

A ação faz parte do Momento Soninho, que acontece em UTIs Neonatais e Pediátricas da Hapvida NotreDame Intermédica e contribui com a recuperação dos pequeninos

Em Uberlândia (MG), o Hospital Madrecor, da Hapvida NotreDame Intermédica, implementou, desde julho deste ano, o “Momento Soninho” na UTI Neonatal. Três vezes ao dia, bebês prematuros e recém-nascidos ganham uma hora de descanso especial. Nesses períodos, a luz do ambiente é mantida com a intensidade que remete à aurora boreal e músicas relaxantes são executadas para que os pequenos pacientes possam dormir com tranquilidade.

O procedimento exige manejo mínimo dos bebês. É o que afirma a coordenadora de enfermagem das UTIs Neonatal, Pediátrica e Adulto do Madrecor, Lauren Rockenbach Freire, uma das responsáveis pela implementação do projeto no hospital. “Durante uma hora, não devem ser feitos procedimentos, coletas de exames e medicações. Ou seja, os bebês devem permanecer com o máximo de tranquilidade possível. Somente é permitido tocar nas crianças se houver alguma intercorrência que exija atendimento de emergência”, explica.

A médica coordenadora da UTI Neonatal Pediátrica do Madrecor, Fabrícia Sobrinho, acrescenta que a conduta favorece o estado clínico dos bebês. “Além de manter as crianças mais calmas, acolhidas e amadas, o momento do sono é responsável pelo crescimento e pelo ganho de peso, isso do ponto de vista fisiológico em função dos hormônios, além do desenvolvimento neurológico e pulmonar, trazendo uma melhora no quadro clínico significativa”, informa.

Lauren Freire explica que, para implementar o protocolo, foi feito um trabalho de orientação com toda a equipe responsável pela UTI Neonatal, incluindo médicos e enfermeiros, além dos pais. “Depois de treinar e comunicar com placas a unidade, conseguimos uma evolução muito grande. Mostramos para os pais a importância de seguir o protocolo. O resultado foi bastante significativo para a nossa rotina”, conta.

A mãe de Thiago Henrique, Nayara Silva, elogia o acolhimento adotado na UTI Neonatal quando seu filho nasceu.  “Eu tenho muito o que agradecer a todos os profissionais do Hospital Madrecor, que se tornaram uma família para nós. O Thiago Henrique chegou antes do tempo certo, precisou ficar na UTI para estabilizar-se e nós fomos muito bem acolhidos pelas enfermeiras, médicos, enfim, todos, inclusive as copeiras. Hoje, o Thiago já está com um ano, cheio de saúde. Eu devo muito à humanização e ao carinho do Madrecor”, comenta.

Projeto da Hapvida NotreDame Intermédica
O Hospital Madrecor é uma das unidades de saúde da Hapvida NotreDame Intermédica, que está presente em todas as regiões do Brasil, e que, desde 2014, implementou o “Momento Soninho”. A iniciativa acontece diariamente em alguns hospitais da rede e já está em processo de implementação em 62 UTIs Neonatais e Pediátricas da companhia. A iniciativa aprimora o quadro de saúde e auxilia o ganho de peso dos pequeninos.

“Aproveitamos o Novembro Roxo e o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17/11, para reforçar essa importante iniciativa, que oferece um cenário ainda mais acolhedor para os bebês recém-nascidos e suas famílias por meio de uma experiência de conforto, silêncio e tranquilidade”, informa a diretora executiva de Acolhimento e Bem-Estar da Hapvida NotreDame Intermédica, Franciane Gonçalves.

A diretora médica explica a importância e o funcionamento do “Momento Soninho” nas unidades da companhia. “Apesar de necessária para alguns recém-nascidos, a UTI tem barulhos e movimentações que podem ser bastante estimulantes para o bebê, causando estresse. Tendo isso em vista, esse momento de pausa foi pensado para proporcionar a redução de ruídos, luminosidade e agitação, favorecendo o repouso”.