A Santa Casa BH, maior complexo de saúde de Minas Gerais, lança a campanha “1.000 vezes padrinho”. O objetivo é arrecadar recursos para realizar uma reforma estrutural na UTI Neonatal, que anualmente salva milhares de vidas.
A data do lançamento da Campanha foi escolhida em celebração ao aniversário de 50 anos da Neonatologia da Santa Casa BH. O serviço é referência em Minas Gerais no atendimento de recém-nascidos e prematuros que nascem com menos de 1kg e 30 cm, além de bebês portadores de malformações neurológicas, pulmonares, gastrointestinais, geniturinárias (funções genitais e urinárias), e cardiovasculares, de cerca de 90% dos municípios mineiros. Com destaque para as cirurgias de cardiopatia congênita, sendo a Santa Casa BH a única instituição 100% SUS do estado que realiza o tratamento.
Em 2022, a instituição realizou 1.172 internações na UTI Neonatal, com projeção de crescimento de 1.750 internações para o ano de 2023. Para que esse importante trabalho continue sendo realizado com excelência, é necessário realizar uma reestruturação da UTI Neonatal. Atualmente, a unidade dispõe de 64 leitos, sendo 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), 14 leitos de UCI (Unidade Cuidados Intermediários Neonatais e Canguru) e 30 de Alojamento Conjunto (recém-nascido permanece ao lado da mãe).
A reforma estrutural foi planejada em todos os detalhes, incluindo melhorias das condições de climatização, iluminação e acústica, condições indispensáveis para o melhor atendimento e desenvolvimento dos bebês, que necessitam de cuidado integral e individual, conforme as suas necessidades.
De acordo com a coordenadora médica do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, Dra. Filó, que também é uma grande referência na pediatria mineira, a chegada de um bebê é um momento de muita alegria. No entanto, para alguns recém-nascidos que necessitam de cuidados imediatos para viver, a jornada começa com um grande desafio. “Para os bebês prematuros, o tempo é uma questão vital. Não só na urgência imediata da vida, mas também na qualidade de vida do bebê. Ser padrinho ou madrinha da Campanha, significa proporcionar a um número ilimitado de crianças, a oportunidade de ter uma nova chance de vida com qualidade.