Os 5 primeiros passos para aprender programação

0

Se você quer aprender programação mas não sabe exatamente por onde começar, o nosso conteúdo pode te ajudar. Para isso, preparamos um conteúdo com os 5 primeiros passos para você aprender programação de uma vez por todas.

Então, confira até o final do conteúdo e entenda mais sobre os 5 primeiros passos para aprender programação de forma muito mais prática!

Defina seus objetivos

O primeiro passo para aprender programação é definir seus objetivos para se tornar um programador. Por exemplo, se você quer criar sites ou aplicativos, ou então se o principal motivo para você querer ser programador é para programar jogos.

E isso é muito importante porque, para aprender programação, você vai precisar aprender uma linguagem de programação, não é mesmo? Porém, se você não tem objetivos claros, pode acabar aprendendo a linguagem errada, ou até mesmo começar a estudar uma linguagem muito complexa para iniciantes.

Então, defina os objetivos pelos quais você quer se tornar um programador, de forma a conseguir traçar metas mais claras. Isso não só vai te ajudar a planejar melhor o seu tempo, como também começar a estudar programação com uma linguagem mais adequada para o que você está procurando.

Faça um curso de inglês

O segundo passo para aprender programação sem precisar ficar desesperado, é saber inglês, uma vez que as linguagens de programação estão no idioma, bem como grande parte dos fóruns e livros sobre o assunto. Porém, saber inglês não é a realidade de muitos brasileiros.

Então, faça um curso de inglês EAD, que permite que você estude o idioma de onde estiver, de forma muito mais prática. Além disso, a grande vantagem dos cursos de inglês online é que você pode ter aulas com professores nativos, tornando seu aprendizado muito mais imersivo.

Entenda a lógica de programação

O terceiro passo para aprender programação é literalmente entender a lógica de programação, ou seja, a base de todas as linguagens. Simplificando, a lógica de programação é como se fossem os ingredientes que você precisa para fazer uma determinada receita.

Sem os ingredientes certos, o resultado não será como o esperado. Então, não abra mão de estudar a lógica de programação antes de escolher uma linguagem específica, de modo a ter uma base consistente para conseguir iniciar seus estudos.

Para isso, você pode fazer um curso específico sobre a lógica de programação ou até mesmo assistir conteúdos que falam sobre o assunto.

Escolha uma linguagem de programação

Depois de entender a lógica de programação, finalmente está na hora de escolher uma linguagem de programação para se dedicar. Porém, é importante lembrar que para escolher uma linguagem de programação, você precisa ter passado por todos os outros passos, como definir seus objetivos e metas, bem como entender a lógica por trás da programação.

Além disso, também é importante se atentar para a dificuldade da linguagem que você quer escolher, uma vez que umas opções são mais fáceis do que outras. Mas vale lembrar que é sempre bom escolher uma linguagem de menor complexidade para começar a programar, principalmente se você nunca teve contato com a programação antes.

Então, confira quais linguagens estão em alta no mercado que você quer atuar, e escolha a opção mais simples para começar a aprender a programar.

Pratique muito

O quinto passo para aprender programação é praticar tudo aquilo que você aprender na teoria. A programação é uma área onde você só aprende realmente quando “coloca a mão na massa”.

Então, pratique muito, seja com projetos pessoais para criar algo especificamente para você ou para a sua família, ou até mesmo com cursos diversos que você pode encontrar na internet.

Além disso, em fóruns online você encontra uma série de atividades que podem te ajudar, bem como hackathons e outros eventos da área que podem te ajudar a evoluir seus conhecimentos na prática.

Outra ótima forma de colocar seus conhecimentos em prática é participando de projetos em grupo, que vão ajudar a evoluir suas habilidades a um outro nível!

Agora você já sabe quais são os 5 primeiros passos para aprender programação. Então, só precisa colocar o que aprendeu em prática e começar agora mesmo a estudar uma linguagem de programação!