Peça do Grupontapé já percorreu todo Brasil e aborda memórias da infância e tradições populares.
Jeceaba recebe na próxima segunda-feira, 30 de outubro, a apresentação da peça Balaio Popular. O espetáculo do Grupontapé, companhia de teatro de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, chega à cidade com duas apresentações para a comunidade da Escola Municipal Zuleika Halfed de Albuquerque.
Apresentado pelo Grupontapé há 21 anos, o Balaio Popular já percorreu todo o Brasil. Falando da cultura popular através de várias manifestações como o folclore, a religiosidade e as brincadeiras de criança, leva o espectador a uma viagem pelo universo da imaginação. Momento em que crianças descobrem todo o universo das brincadeiras capazes de reuni-las em um mundo de fantasias típico da infância. Ao mesmo tempo leva adultos a relembrarem momentos que ficaram cristalizados na memória.
A montagem é voltada para apresentação de rua e une a pesquisa do universo da cultura popular feita pelo grupo de teatro e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, de Belo Horizonte-MG. De forma simples e lúdica, Balaio Popular é um convite para a valorização das raízes do povo brasileiro.
Apoio
A peça faz parte do projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”, do Grupontapé, companhia com 29 anos de história e uma das mais tradicionais de Minas Gerais. Onze municípios brasileiros foram contemplados nessa turnê com atividades artístico-culturais. Ao todo serão 22 espetáculos, 13 oficinas, 10 palestras e 5 seminários. Em Minas Gerais, o grupo passará por Belo Horizonte, Jeceaba, Nova Ponte, Ouro Fino, Pirapora, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo, Uberaba e Uberlândia; em Goiás, Ipameri e em São Paulo, Santos.
Segundo a diretora do Grupontapé e coordenadora do projeto, Katia Bizinotto, “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento” foi criado com o intuito de apresentar a cultura como indutora do desenvolvimento humano, contemplando a melhoria das competências e habilidades, favorecendo o potencial de empregabilidade no país, juntamente com o entendimento sobre a importância da relação ser humano-meio ambiente.
Em Jeceaba, o projeto tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e foi selecionado através da “Chamada Instituto Cultural Vale 2022” que contemplou 41 projetos de 21 estados e do Distrito Federal. Na cidade o projeto conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Também patrocinaram na mesma modalidade as empresas parceiras de longa data do Grupontapé: Terminal XXXIX de Santos S.A; Denso Máquinas Rotantes do Brasil Ltda.; Companhia Ferroligas Minas Gerais – Minasligas; Maqnelson Agrícola Ltda. e Nativa Agronegócios & Representações Ltda.
Todas as atividades serão gratuitas e contemplam acessibilidade a PcD. “É uma forma de democratizarmos o teatro e fazer com que o maior número de pessoas tenha acesso à arte e cultura”, comenta a diretora do Grupontapé e Coordenadora do projeto, Kátia Bizinotto.
Programação para Jeceaba – confira também em nossas redes
Apresentação do espetáculo Balaio Popular
BALAIO POPULAR
Data: 30/10/2023
Horário: às 10h40 e 13h30
Local e público: para a comunidade da Escola Municipal Zuleika Halfeld de Albuquerque – Avenida Maria Eduarda de Resende, 61 – Centro
Sinopse: espetáculo de rua que une a pesquisa do universo da cultura popular feita pelo grupo e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro (BH). De forma simples e lúdica, Balaio Popular é um convite para a valorização das nossas raízes.
Pesquisa: Grupontapé
Texto: Katia Lou
Direção: Fernando Limoeiro
Elenco: Grupontapé
Duração: 30 minutos
Indicação livre
Serviço:
O quê: Projeto “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento”
Quando: 30/10/2023
Onde: Jeceaba-MG