Atletas de clube de Uberlândia se preparam para competir nos Jogos Pan-americanos em mais de 10 modalidades de olho em Paris 2024
Quem acha que Minas Gerais não tem Praia está muito enganado: ela existe e é Olímpica! Com 52 atletas com as malas prontas para participar dos Jogos Pan e Parapan-americanos do Chile, o Praia Clube mostra os resultados do trabalho intenso que vem sendo realizado nos últimos anos no esporte Olímpico e Paralímpico. Esta é a primeira vez que o Clube mineiro participa de uma competição a nível internacional com uma quantidade tão expressiva de atletas.
A participação de atletas do Praia está confirmada em 13 modalidades no Pan e Parapan: vôlei de quadra feminino e masculino, vôlei de praia feminino, atletismo olímpico e paralímpico, tiro esportivo, basquete 3×3 feminino e masculino, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo paralímpico, bocha e natação paralímpica.
Entre os destaques, está a mesatenista Bruna Alexandre, que tornou-se a primeira brasileira a se classificar tanto nos Jogos Olímpicos, quanto nos Jogos Paralímpicos, em Paris 2024. Aos 28 anos, a atleta do Praia já coleciona medalhas e ostenta a posição de titular da seleção brasileira com feitos históricos. No Chile, ela competirá nos Jogos Pan-Americanos.
Vindo de uma temporada positiva de muitos pódios e destaque em campeonatos importantes como o Circuito Mundial de Vôlei de Praia e o Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3, o Praia Clube mostrou que o olhar inovador da direção, do planejamento estratégico focado em desenvolver atletas de alto rendimento, além do investimento em uma estrutura de ponta para receber jogos e treinos, são a fórmula para deslanchar esportes pouco convencionais em Minas Gerais.
E, para isso, valeu até a ousadia de mostrar que aqui tem praia sim, e ela fica nas areias do Praia Clube. Aposta que, pelo segundo ano consecutivo, conseguiu esvaziar Copacabana e trazer a etapa brasileira do Beach Pro Tour – Elite 16 para Uberlândia. A conquista tornou o Clube reconhecido pela Federação de Voleibol (FIVB) como o primeiro Centro de Excelência de Vôlei de Praia do mundo, com sua estrutura completa e 21 quadras à disposição de atletas de seleções nacionais e internacionais para treinamentos e competições.
Ousadia e assertividade
Dupla de renome mundial no vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia são a grande aposta do Praia para o circuito, que levará direto aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Desde o ano passado, as jogadoras têm mostrado alto desempenho nas competições e, além da liderança do ranking mundial de vôlei, também garantiram o primeiro lugar no Circuito Brasileiro 2023 e no Campeonato Sul-americano disputado em casa, em 2022.
Outro projeto muito assertivo foi o investimento na modalidade de Basquete 3×3. Quatro atletas da seleção brasileira foram contratados pelo Praia e já rendeu um inédito quarto lugar para o Brasil na Copa do Mundo 2023, na Áustria, deixando o grupo mais próximo da sonhada classificação para os jogos pré-olímpicos. A colocação foi surpreendente porque quebrou um ciclo difícil, no qual a seleção vinha de outros Mundiais.
Para o presidente do Praia Clube, Guto Braga, “o olhar analítico do Praia mostrou que os jogadores do 3×3 não se encontravam antes das competições para treinar juntos. A falta de estratégia e sintonia de movimentos dentro de quadra, abria vantagem para os times adversários. Quando percebemos isso, decidimos trazer quatro dos principais atletas da modalidade e também o treinador da seleção”, explicou.
O resultado do esforço foi a conquista do primeiro lugar no Campeonato de Basquete Interclubes, realizado no Praia Clube, em setembro de 2023. Mais uma vez, o modelo inovador desenvolvido pela gestão do clube mostrou que um trabalho intenso, disciplina e planejamento estratégico, podem trazer grandes resultados e mais visibilidade para modalidades que ainda são embrionárias.
Leis de incentivo e representatividade
Com todo esse trabalho de excelência, o objetivo do presidente do Praia Clube é inserir Uberlândia na rota esportiva do país, mostrando que o esporte realizado no interior de Minas Gerais também é coisa séria. Se comparado a outros estados que são uma grande potência no esporte e desenvolvem grandes programas com o financiamento do Governo, como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, Minas Gerais recebe um incentivo Federal muito abaixo do necessário.
“Nosso objetivo é mostrar o potencial do alto rendimento dos atletas nos jogos internacionais para que o governo possa ver o esporte como um grande investimento e não como uma despesa, que é o que acontece hoje. O basquete 3×3, por exemplo, saiu de uma estrutura amadora e em pouco tempo atingiu o quarto lugar no campeonato mundial. Isso encanta quem quer se profissionalizar na modalidade. A expectativa é que o desempenho dos atletas possa sensibilizar o Governo e mostrar que esporte é vida, é saúde, é movimento econômico e grandes eventos”, finaliza Guto.
Os atletas do Praia Clube, bem como os profissionais das comissões técnicas convocados, disputarão os Jogos Pan-Americanos visando medalhas nas 12 modalidades e o carimbo no passaporte para os Jogos Olímpicos e Paralímpcios de Paris 2024.
CONVOCADOS PAN E PARAPAN
PAN
ATLETISMO – 30/10 a 05/11
Ana Caroline Miguel – arremesso do peso
Jaqueline Beatriz Weber – 800 m
Juliana de Menis Campos – salto com vara
Letícia Maria Nonato Lima – 4×400 m – 4×400 m misto
Viviane Santana Lyra – 20 km marcha atlética
Darlan Romani – arremesso do peso
Eduardo de Deus – 110 m com barreiras
José Fernando Ferreira Santana – decatlo
Johnatas de Oliveira Cruz – maratona
Gleison da Silva Santos – 3 mil metros com obstáculos
Comissão Técnica
Luís Paulo Ferreira Porto
Neilton Salvador Moura
VÔLEI FEMININO – 21/10 a 26/10
Tainara Lemes Santos
Naiane de Almeida Rios
Lorena Giovana Viezel
Comissão Técnica
Paulo Coco
VÔLEI MASCULINO – 30/10 a 04/11
Maicon França
VÔLEI DE PRAIA – 21/10 a 27/10
Duda
Ana Patrícia
BASQUETE 3X3 – 21/10 a 23/10
Luana Batista de Souza
Kawanni Silva Dantas Firmino
Jefferson Froehlic Socas
Leonardo de Souza Branquinho
Jonatas Julio de Mello
TÊNIS DE MESA – 29/10 a 05/11
Bruna Alexandre
TIRO ESPORTIVO – 21/10 a 27/10
Philipe Chateubriand
Daiana Camaz
Camilla Cosmoski
Geovana Meyer
Simone Prachtauser Koch
Cassio Rippel
Cibele Breide
PARAPAN
NATAÇÃO PARALÍMPICA – 18/11 a 24/11
Alan Kleber Basilio
Andrey Pereira Garbe
Gabriel Bandeira
Gabriel Geraldo dos Santos Araujo
Laila Suzigan Abate
Mayara do Amaral Petzold
Ruan Felipe Lima de Souza
Samuel da Silva de Oliveira
Tiago de Oliveira Ferreira de Assis
Vanilton Antônio do Nascimento Filho
Wendell Belarmino Pereira
Comissão técnica
Alexandre Vieira – treinador
Fábio Antunes – treinador
Marcelo Hiroshi Sugimori – treinador
Nina Ferolla – fisioterapeuta
HALTEROFILISMO PARALÍMPICO – 18/11 a 21/11
Ângela Faria Teixeira
Caroline Fernandes Alves
Edilandia Rodrigues Araujo
Lara Aparecida Ferreira Sullivan de Lima
Mateus de Assis Silva
Tayana de Souza Medeiros
Comissão Técnica
Weverton Lima dos Santos
BOCHA PARALÍMPICA (CDDU) – 19/11 a 25/11
Matheus Carvalho
Oscar Carvalho
Comissão Técnica
Glênio Fernandes Leite
TÊNIS DE CADEIRA DE RODAS – 19/11 a 25/11
Gustavo Carneiro Silva
Leandro Gonçalves Pena
ATLETISMO PARALÍMPICO – 21/11 a 25/11
Rodrigo Parreira da Silva
Rafaela Divina de Paula e Silva