Anúncio foi feito pelo júri que avaliou os trabalhos.
Aconteceu nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, a seleção do júri do PRÊMIO TERRITÓRIO CRIATIVO TV PARANAÍBA. Essa é a primeira edição do prêmio realizado pela BALAIO DO CERRADO PRODUTORA dedicado a reconhecer experiências em que o uso de “tecnologias artístico culturais” resultou em algum tipo de impacto positivo ou ganho econômico, entendendo a economia, para além aspecto unicamente financeiro, como a ciência da gestão de recursos.
Puderam se inscrever ações, projetos, pessoas ou instituições.
Nessa primeira edição, o prêmio recebeu inscrições com ações realizadas em 8 cidades.
Os vencedores:
O Prêmio trouxe 4 categorias, e o júri escolheu os seguintes projetos como vencedores:
Na categoria SINGULARIDADE, para projetos que se destacam pela originalidade e autenticidade artística, contribuindo para a diversidade cultural e valorização da identidade local, o vencedor foi o trabalho REDUTO NEGRO, realizado em Uberlândia pelo artista Dequete. O objetivo geral do projeto Reduto Negro era criar uma galeria de arte urbana a céu aberto em diálogos com as memórias da comunidade; realizando ações de intervenção e ressignificação de espaços no bairro mais antigo de Uberlândia, o bairro Patrimônio.
Na categoria INOVAÇÃO E SOLUÇÃO, para projetos ou ações que apresentaram soluções criativas e inovadoras para desafios culturais e econômicos, explorando o potencial das tecnologias artístico-culturais, o vencedor foi OLHAR DA ALMA, também de Uberlândia. Esse é um projeto que teve sete edições. Consiste em curso que une formação artística e cultura de paz por meio da fotografia, humanidades e artes visuais. O projeto já formou uma centena de alunos gerando impactos positivos em suas vidas, com muitos deles gerando renda, a partir do trabalho com fotografia.
Na categoria TRANSVERSALIDADE, para projetos ou ações que integram diferentes setores da economia e da cultura, promovendo colaborações e parcerias entre áreas distintas, o vencedor foi de Araguari. O projeto MUTIRÃO realiza um leque de ações durante o ano entre formação, capacitação e eventos sendo composto por nove ações contínuas: “Festival Dó Ré Mi”, “Brinca.art”, Congresso Araguarino de Danças Étnicas Populares, cantinho da sororidade, “Escola de Projeto, “Cine Cultura Mutirão”, “Arraiá Ventania – festival de quadrilha” e o livro “Lendas e monstros”.
E na categoria ARRANJO PRODUTIVO, para projetos ou ações que fomentaram a formação de arranjos produtivos culturais, impulsionando a cooperação, a troca de conhecimentos e o fortalecimento do ecossistema cultural e criativo local, o júri premiou a REVISTA O.Q. A revista surgiu em 2009, e a partir de 2023, tornou-se anual e tem previsão para lançar o número 10 em 2024. O objetivo dela é o incentivo aos sonhos dos produtores deHQs, as revistas em quadrinhos.
A entrega da premiação:
A premiação será entregue na próxima quarta-feira (27), às 19 horas, no SEBRAE em Uberlândia, que junto com a TV PARANAÍBA apoia esse projeto. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores receberão também um troféu, obra do artista plástico goiano residente em Uberlândia, Fauster Martins.