Ao longo de todo o mês, a campanha “Setembro Dourado” busca trazer informações para a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Como parte das ações de conscientização sobre o tema, o Grupo Luta Pela Vida (GLPV) e o serviço de Oncopediatria do Hospital de Clínicas da UFU/Ebserh (Hospital do Câncer em Uberlândia) também apoiam a campanha nacional “De Olho Nos Olhinhos”, que destaca a importância de diagnosticar precocemente o retinoblastoma, uma doença rara, mas que é o tumor ocular mais comum da infância. No próximo sábado (16), um evento de mobilização sobre o assunto será realizado no Uberlândia Shopping, das 10h às 18h.
A campanha foi criada pela jornalista Daiana Garbin e o apresentador Tiago Leifert quando a filha do casal, Lua, foi diagnosticada com retinoblastoma aos 11 meses. Neste mês, diversas ações de sensibilização sobre o tema estão previstas em cidades de todo o Brasil, incluindo a mobilização de Uberlândia, que contará com a presença de oncologistas pediátricos e oftalmologistas para orientarem pais e cuidadores sobre os sinais do retinoblastoma e outros cânceres infantis. Também haverá a distribuição de pipoca e brindes para as crianças. De acordo com a oncologista pediátrica do Hospital do Câncer em Uberlândia, Dra. Anna Beatriz Amaral, “temos centros muito especializados e de qualidade em nosso entorno, por isso Uberlândia deve aderir e participar, assim como as demais grandes cidades do nosso país que possuem serviço Oncológico para triagem e adequado encaminhamento para tratamento”.
Dados do Ministério da Saúde apontam que este tipo de câncer corresponde a 3% dos cânceres infantis, chegando a cerca de 400 casos por ano e geralmente acomete menores de 5 anos. Um dos principais sintomas é a leucocoria, mais conhecida como “olho de gato”, em que a criança desenvolve uma área branca e opaca na pupila causada pela reflexão da luz e facilmente visível em fotos tiradas com flash. Outros sinais que podem indicar a doença são: estrabismo, redução da visão, vermelhidão e dor nos olhos. O acompanhamento com oftalmologista desde os primeiros meses de vida é fundamental para o diagnóstico desta e outras doenças oculares.
Dra. Anna Beatriz pontua que a campanha nacional “é um alerta para pais, responsáveis e cuidadores de crianças pequenas conhecerem os possíveis sinais e sintomas e buscar avaliação oftalmológica rápida o suficiente para que a criança seja diagnosticada com qualidade e precisão e tratada com menos toxicidade, para que ela não perca a visão e nem tenha outras possíveis sequelas do tratamento e da extensão da doença”.
O câncer infantojuvenil
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 7.930 novos casos de câncer pediátrico a cada ano do triênio 2023-2025. Os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes são: leucemias, tumores que atingem o sistema nervoso central, os linfomas, neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico), tumor de Wilms (tipo de tumor renal) e o retinoblastoma.
Como pontua Dra. Anna Beatriz, crianças e adolescentes com câncer não possuem exames preventivos para evitar essas doenças. Dessa forma, “diagnosticar os tumores menores e menos extensos, de forma precoce, é fundamental para que o tratamento tenha melhor qualidade e menor toxicidade. Cirurgias menos extensas, quimioterapias menos intensas e menos prolongadas, radioterapia em extensões menores do corpo tem muito impacto na chance de cura e nas sequelas que essa criança terá adiante”, destaca a profissional.
Por não ser possível prevenir o câncer infantojuvenil, o alerta principal está relacionado a sintomas apresentados, como: palidez, dor em membros (pernas e braços, por exemplo) ou ossos, alterações oculares, perda de peso repentina, caroços ou inchaços, tontura e perda de equilíbrio. Os sinais variam de acordo com o tipo de câncer e muitos podem ser parecidos aos de doenças comuns da infância, daí a importância uma avaliação médica cuidadosa.
Aproximadamente 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em unidades pediátricas especializadas com protocolos cooperativos, e por isso, reparar nos detalhes do que acontece com os pequenos é fundamental.
Serviço:
O que: “De Olhos Nos Olhinhos” em Uberlândia – conscientização sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma
Data: 16 de setembro (sábado)
Horário: 10h às 18h
Local: Uberlândia Shopping – Av. Paulo Gracindo, 15 – Morada da Colina