A Brasal celebra os 135 anos de Uberlândia presenteando a cidade com a exposição “Perspectivas: olhares sobre a cidade”, que integra a campanha “Uberlândia 135 anos: Quando sonhos se somam, o futuro se concretiza” e acontece de 16 a 30 de agosto, na recém-inaugurada sede da Brasal, com produção e curadoria artística da mestranda em Comunicação Débora Costa (Preta em Flor).
Com entrada franca, os visitantes terão acesso a obras de diversas linguagens como pintura em diferentes técnicas, graffiti, ilustração, fotografia, colagens, e esculturas sonoras criadas com a técnica da assemblagem que une objetos como componentes eletrônicos e madeira.
A exposição terá participação de dez artistas independentes, uberlandenses e uberlandinos como Clariá, Curió, Dani Perret, Dequete, Guideki, Kakko, Laura Jager do Coletivo Ratas, Mari Côrtes, Muzai, Rafael Naufel e Victor Ilustrador. A mostra vai expor uma série de obras que não se limitem a retratar as belezas do município em pontos de vista diferentes, apresentando diferentes poéticas que se reúnem para celebrar a cidade.
“É uma satisfação estar à frente dessa curadoria para a Brasal, empresa que tem buscado promover ações culturais e artísticas, além de entregar para a cidade seus imóveis de alto padrão. À medida que uma empresa como a Brasal viabiliza um espaço privilegiado para que os artistas possam expor seu trabalho, há o fomento de toda a cadeia cultural da cidade”, afirma Débora Costa.
De acordo com Débora, as obras escolhidas são parte da cidade e compõem sua paisagem, seja pelos trabalhos indoor e a ocupação desse espaço interno de empresas e residências, seja por ocupar o cenário do urbano, em muros e fachadas. “Estes artistas partilham do amor pela cidade e vivem de seu movimento dinâmico, mostrando exatamente o fluxo da cidade a partir de suas óticas e da poética dos seus trabalhos”, explica.
Diversidade
Rafael Naufel, um dos expositores, vai levar esculturas com a técnica assemblagem que ele vem fazendo há mais de 15 anos. “Construí instrumentos musicais que funcionam, têm uma sonoridade única e apresentam um apelo visual muito interessante, mesmo tendo sido feitos com materiais descartados e quero mostrar que é viável fazer música com o que temos ao nosso alcance, fazendo arte de forma democrática e acessível”, ressalta.
A artista Rhayani Curió, ilustradora desde 2012, levará obras em Fine Art, em superfície Canvas, em impressão de tela. “São reproduções de versões originais feitas utilizando tinta acrílica. Será uma grande oportunidade fazer parte de uma exposição com tantos outros artistas que admiro”, afirma.
Já Victor Ilustrador levará seus ímãs personalizados com ilustrações que fez dos pontos turísticos de Uberlândia, que inclusive serão distribuídos como brinde. “Trabalho com ilustração há 15 anos e nos últimos anos tenho focado na pintura artística de murais, em comércios ou residências. Estou muito feliz e honrado em estar nesse projeto porque Uberlândia é meu lar há quase 10 anos”, destaca.
Para o diretor da Brasal Incorporações Filial Uberlândia, Sebastião Longuinho, receber uma exposição coletiva em comemoração aos 135 anos de Uberlândia, com importantes artistas de gerações distintas e estilos diferentes, é uma grande honra. “Temos orgulho de contribuir com Uberlândia e agradecemos a cidade e seus moradores por terem nos recebido tão bem desde que chegamos aqui, há oito anos”, reforça.
Contribuindo com o progresso
Desde que aterrissou em Uberlândia, há sete anos, a Brasal Incorporações já lançou seis projetos na região Sul, com um total de 873 apartamentos entregues e em obras. E mais de 1200 colaboradores diretos em suas três filiais, segue construindo raízes cada vez mais fortes, fomentando e contribuindo com o desenvolvimento da cidade, carregando atributos em seus imóveis que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização. Em breve, lançará no bairro Santa Mônica, o primeiro fora da região Sul.