LD Celulose recicla cerca de 99% dos resíduos sólidos gerados na fábrica

0

Boas práticas envolvem, por exemplo, o processo de compostagem feito dentro da fábrica

Ser sustentável é ter o olhar direcionado para o futuro! E dentro das infinitas ações que podem ser desenvolvidas neste sentido, em prol do cuidado com o meio ambiente, está a reciclagem de resíduos sólidos. A prática é tão importante que boas condutas devem acontecer durante todo o ano. A LD Celulose, por exemplo, conta com duas frentes de atuação quando se trata de reciclagem.

A chamada logística verde nas empresas fomentam boas práticas em relação ao ‘o que fazer com os resíduos’. A importância disto pode ser exemplificada por um dado: a geração de resíduos responde por 4% do total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, conforme a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrel). Na fábrica da LD Celulose, duas frentes focadas na reciclagem de resíduos sólidos gerados são colocadas em prática todos os dias, confira:

A fábrica da LD Celulose
Bruno Braga Justo é coordenador de Meio Ambiente e Social da LDC e explica um pouco sobre como esse cuidado é feito dentro da empresa. “Na LDC nós elaboramos um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Com ele, cerca de 99% de todo resíduo sólido gerado dentro das instalações da fábrica é reciclado. 98% na nossa planta interna de compostagem e 1% em associações parceiras externas”, explica ele.

Bruno ainda complementa que os resíduos direcionados para a compostagem interna geram dois novos produtos para a empresa. Já os resíduos sólidos recicláveis que tem uma destinação externa, primeiramente passam por uma etapa de triagem, após isso são compactados dentro do fábrica da LD e depois enviados às associações de catadores.

Área florestal
Já falando sobre o setor florestal da LD Celulose, Bruno Justo explica que as ações em prol da reciclagem de resíduos acontecem por meio da destinação correta de papéis, sucatas metálicas, plásticos e outros materiais às associações de catadores parceiras, além disso, todo o óleo lubrificante usado oriundo das máquinas agrícolas ser direcionado para o processo de rerrefino.

Existem também outros resíduos que são gerados dentro da área florestal, e Bruno explica o que são. “O restante, e grande parte, são resquícios orgânicos como folhas e galhos que ficam na própria floresta para que sejam incorporados ao solo “, detalha.

O trabalho continua em prol da sustentabilidade
Sempre há espaço para melhoras, e por fim, Bruno reforça o trabalho diário do time da LD Celulose em busca de novas soluções, melhorias e desenvolvimento de mais ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente.

“Nosso cenário atual é muito positivo e uma das nossas preocupações diárias é o cuidado com o meio ambiente, e isso engloba a destinação que damos aos resíduos sólidos gerados”, finaliza.

Conheça a LD Celulose
A LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, sendo uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Localizada no Triângulo Mineiro, fica entre os municípios de Indianópolis e Araguari. Possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano, além de geração própria de energia limpa. A celulose solúvel produzida na LD é utilizada na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia.