Comitê Gestor da Internet no Brasil reconhece personalidades ou organizações que contribuíram para o desenvolvimento da Internet no país
Serão anunciados no dia 31 de maio, às 18h, os homenageados da edição 2022-2023 do “Prêmio DESTAQUES em Governança da Internet“, uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que reconhece personalidades ou organizações que contribuíram para o desenvolvimento da Internet no país por meio de ações, realizações, ideias ou soluções criativas e perenes. A premiação será realizada no 13º Fórum da Internet no Brasil (FIB13), principal evento sobre governança da Internet no país, que acontece em Uberlândia (MG).
O prêmio é semelhante a outros no âmbito global e considera as contribuições dos premiados na promoção dos princípios para governança e uso da Internet, seja na área da pesquisa científica e tecnológica; empreendedorismo com oferta, investimento ou administração de serviços inovadores ou disruptivos (públicos, privados ou de organizações sem fins lucrativos); pioneirismo; ou ações individuais com significativo alcance e impacto comunitário.
Para a edição 2022-2023 do Prêmio DESTAQUES, o CGI.br recebeu a indicação de personalidades ou organizações a partir de uma Chamada para submissão de candidaturas, aberta a todos os interessados. Houve ainda indicações realizadas por meio de uma Comissão de conselheiros do CGI.br.
Símbolo do Prêmio Destaques
O Ipê foi escolhido como símbolo do Prêmio Destaques por ser árvore símbolo do Brasil e por ser, de alguma forma, acrônimo de IP – Internet Protocol (Protocolo Internet). A combinação dos dois significados foi determinante para essa escolha, e também por manter uma referência histórica ao desenvolvimento da Internet no Brasil. O Ipê possui flores em cores variadas, o que simboliza ainda a diversidade e multissetorialismo, características inerentes ao CGI.br.
Edição 2019-2020
Em 2020 foram premiadas 33 personalidades ou organizações, como Caio Túlio Costa, jornalista e executivo na área digital, fundador e diretor geral do UOL até 2002, um dos portais pioneiros da Internet no Brasil e de sucesso até hoje; Aleksandar Mandić, um dos primeiros executivos na década de 90 a explorar comercialmente o provimento de acesso à Internet no Brasil, por meio da MANDIC BBS que se transformou em uma das gigantes da Internet no país; Gustavo Viberti, um dos pioneiros da Internet no país que, em 1995, fundou, junto com Fábio Oliveira, o “Cadê?”, o mais popular sistema de busca brasileiro; Hebert José de Souza (Betinho) – in memoriam -, que formou a ONG IBASE, sua trincheira em temas como a democratização da informação, o que levou à criação do primeiro provedor de acesso à Internet no Brasil, entre outros. Veja a relação completa dos premiados: https://premiodestaques.cgi.br/premiados/.
Sobre o Fórum da Internet no Brasil
O FIB, que em 2023 chega à sua 13ª edição, consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF) e busca incentivar debates sobre as questões mais proeminentes para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil cada vez mais diversa, universal e inovadora. Visa, ainda, evidenciar os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, de acordo com o decálogo de Princípios para a Governança e Uso da Internet do CGI.br.
Anote na Agenda
Cerimônia do Prêmio DESTAQUES no 13º Fórum da Internet no Brasil – FIB13
Data: 31 de maio, a partir das 18h30
Local: Center Convention – Av. João Naves de Ávila, 1331, Anexo ao Center Shopping – Piso 4 (L4), Uberlândia/MG
Inscrições gratuitas: https://forumdainternet.cgi.br/fib13/
Evento gratuito / Vagas limitadas
Endereço da transmissão online: https://youtube.com/NICbrvideos
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.