É importante estar atento às movimentações do mercado, e atender às novas pautas e demandas é fundamental para que a empresa sobreviva em um ambiente competitivo. Exemplo disso, é o aumento da preocupação das empresas com os pilares ESG – governança ambiental, social e corporativa – e para dar dicas aos empreendedores sobre o assunto e esclarecer dúvidas, o Aciub Mulher promove o talk show “O impacto do ESG no mundo corporativo: sua empresa está preparada?”. O encontro acontece na próxima terça (18/04), às 18h30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, na avenida Vasconcelos Costa, 1500. O evento é gratuito e aberto aos empreendedores de Uberlândia, e para participar basta se inscrever no link aciub.com.br/inscricoes.
A agenda ESG se consolida cada vez mais como uma estratégia de negócios importante. Para se ter uma noção, o levantamento Global Reporting and Institutional Investor Survey, da EY, aponta que 78% dos investidores entrevistados acreditam que a preocupação com o ESG deve existir nas companhias.
Essa nova demanda do mercado está fazendo com que os empreendedores foquem nos pilares ESG, e para isso é preciso que os líderes estejam preparados para este novo cenário. O objetivo do talk show do Aciub Mulher é justamente capacitar os empresários sobre o tema, por isso, o impacto das ações de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa no mundo corporativo será um dos assuntos abordados. Além disso, o encontro será uma oportunidade para os participantes entenderem como a empresa pode se preparar para criar essas novas práticas.
O talk show contará com a participação de especialistas no assunto e também empreendedoras da região. Confira os nomes convidados para comandarem o evento:
Tomaídes Rosa – Vice-presidente da Aciub, Tomaídes é empresária, conselheira e consultora de empresas, com formação pelo IBGC como conselheira. Palestrante sobre finanças, empreendedorismo feminino e economia rural, a empreendedora também é sócia-fundadora da TRUST Mentoring, da Tri Investimentos, Pro-Neural e Eggs & Co.
Adriana Nozela – É economista e tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de finanças, governança e sustentabilidade no mundo corporativo. Adriana é sócia-proprietária da Antares Consultoria, e atualmente está à frente de projeto de desenvolvimento e estruturação do Instituto Pró Manejo Florestal, que busca promover e desenvolver ações voltadas para o uso responsável dos ativos florestais.
Valdirene Pedrosa – A advogada é diretora jurídica, de recursos humanos e de governança da TV Integração, afiliada Rede Globo. A palestrante também tem experiência empreendedora com as chamadas legaltech’s, empresas que desenvolvem produtos e serviços tecnológicos para o mercado jurídico, e durante sete anos comandou a LUVA, que fornece fluxo de trabalho para os departamentos jurídicos.
A presidente do Aciub Mulher, Rosiris Cerizze, será a mediadora do encontro e reforça a importância dos empreendedores participarem do talk show. “Precisamos fortalecer cada dia mais o nosso ambiente de negócios, e para isso é importante que os empresários e empresárias da nossa cidade e região se capacitem em assuntos que estão em alta no mercado. Os pilares ESG são a bola da vez e estão influenciando diretamente o desempenho dos negócios, assim é preciso entender como preparar a nós mesmos, nossas empresas e colaboradores, para desenvolvermos as melhores práticas em relação ao assunto e esse é nosso objetivo no talk show: trabalhar conteúdo de qualidade, com speakers renomadas e qualificar os empreendedores!”, finaliza.
O evento conta com o apoio do AL-INVEST Verde, que é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização. A Aciub executa um dos dois projetos brasileiros aprovados para compor a chamada do programa AL-INVEST Verde. O projeto, intitulado Economia Circular no Triângulo, visa promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis e com base nos princípios da economia circular. Ao longo de sua execução, o programa irá fornecer capacitações, assistências técnicas, atividades de promoção comercial, networking e outras ações para contribuir com a produtividade e a competitividade das MPEs na região.