O Hospital Mater Dei Santa Genoveva, em Uberlândia, foi palco de um tratamento inovador de aneurisma de arco aórtico total com prótese dedicada, realizado pela equipe multidisciplinar de cirurgia vascular, liderada pelo médico Paulo César Santos, em um paciente de 85 anos. Este foi o segundo procedimento em Minas Gerais, ambos realizados em Uberlândia, e o 21º no Brasil.
O tratamento percutâneo de aneurisma de arco aórtico total envolve a colocação de uma prótese especial na aorta torácica, usando uma abordagem minimamente invasiva, sem a necessidade de cirurgia aberta. A prótese é feita sob medida para o paciente e é implantada usando um cateter guiado até a aorta torácica. É uma técnica relativamente nova e tem se mostrado eficaz no tratamento de aneurismas na aorta torácica.
O paciente teve uma recuperação rápida e recebeu alta médica após passar apenas um dia na UTI e dois dias em apartamento. O tratamento percutâneo é menos invasivo do que a cirurgia aberta tradicional e pode ter menos riscos associados. No entanto, como a técnica é relativamente nova, é importante que o paciente discuta com o médico os riscos e benefícios específicos para o seu caso, antes de tomar uma decisão sobre o tratamento.
O cirurgião explica o caso do paciente: “Foi feito um implante de prótese, que substitui totalmente o arco aórtico e os vasos da base. A cirurgia convencional seria muito complexa, com alto risco de óbito, pois o paciente já tinha uma outra cirurgia prévia. Como comparação, ele permaneceria pelo menos 5 dias em UTI, com riscos elevados”, explica o médico.
O procedimento foi realizado na sala híbrida do Mater Dei Santa Genoveva. Em 2015, o hospital inaugurou a primeira sala cirúrgica híbrida de Minas Gerais, que é capaz de realizar diagnósticos e tratamentos de alta complexidade, com técnicas minimamente invasivas. A sala é voltada especialmente para radiologia intervencionista, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, vascular, endovascular e de coluna.
Equipada com o sistema de radiologia AlluraClarity, a sala possui o melhor microscópio cirúrgico da cidade, aparelho de tomografia para exames em tempo real, reconstrução de imagens tridimensionais, além de permitir estudos vasculares e cateterismo no transoperatório e arteriografia no momento da cirurgia.