Jovens profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho e ainda vivenciarem uma experiência de aprendizagem, contam agora com uma nova oportunidade: o ‘Programa de Trainee – Técnico Florestal’ da LD Celulose. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 05 de março, e podem se candidatar recém-graduados, com até dois anos de formado ou cursando último período de Curso Técnico na área florestal (Agronomia, Agricultura, Agropecuária, Meio Ambiente, Agronegócios, Manutenção e afins), e que possuem disponibilidade para trabalhar. Os interessados devem acessar ldcelulose.com.br
O programa de trainee da LD busca proporcionar que jovens profissionais tenham contato com o mercado de trabalho com apoio e orientação, para que entendam com base na prática do dia a dia as demandas da área. Tassiana Fernandes, especialista de Treinamento e Desenvolvimento da LDC, destaca como a iniciativa funciona e as possibilidades de carreira. “Nosso programa de trainee é uma porta de entrada, e prezamos muito pelo crescimento do profissional para que ele consiga avançar em um plano de carreira. Por isso, estruturamos uma rota de desenvolvimento, baseada em conhecimentos e práticas, possibilitando que este profissional se desenvolva desde a base”, explica ela. Tassiana ainda complementa: “sabemos que estamos treinando profissionais capacitados que irão se destacar, e têm a oportunidade de crescer dentro da nossa indústria, contribuindo com a movimentação da economia e do mercado”, finaliza.
Durante o primeiro ano, o trainee passará por um programa de desenvolvimento e será preparado para a atuação no setor florestal, por isso não é necessário que a pessoa tenha experiência prévia. No dia a dia, o profissional irá atuar em diferentes setores florestais da LD Celulose, contando ainda com práticas de aprimoramento de soft skills e das habilidades de liderança.
Setor florestal em crescimento no Brasil
Segundo um levantamento feito pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o setor florestal deve investir R$ 60,4 bilhões no Brasil até 2028. Além disso, o estudo também destaca os 9,93 milhões de hectares de áreas cultivadas e os 6,05 milhões de hectares de conservação.
Ana Iglesias, Business Partner da área Florestal, reforça como a expansão do setor influencia o mercado de trabalho. “É uma área que se desenvolve a cada dia, e que demanda profissionais qualificados e prontos para atender à demanda. Mas para isso é preciso investir em iniciativas e ações de capacitação, como o Programa de Trainee – Técnico Florestal. Na LD, por exemplo, temos uma perspectiva de crescimento das nossas florestas plantadas para atender a produção da nossa fábrica, sabemos que precisamos de bons profissionais, por isso investimos em nossa comunidade, capacitando, contratando e estimulando o desenvolvimento social e também econômico”, finaliza ela.
Conheça a LD Celulose
A LD Celulose S.A. é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, sendo uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Localizada no Triângulo Mineiro, fica entre os municípios de Indianópolis e Araguari. Possui capacidade de produção de 500 mil toneladas de celulose solúvel por ano, além de geração própria de energia limpa. A celulose solúvel produzida na LD é utilizada na indústria têxtil, gerando tecidos com inovação, sustentabilidade e alta tecnologia.