MUnA publica volumes inéditos do material didático “Olhando para a obra” para professores do Ensino Fundamental

0
Escultura “Sutilezas”, de 2010, de Adélia Lima, é uma das obras investigadas no material didático. Imagem: Portal Acervo MUnA.

Coleção, que já conta com cinco exemplares, ganha mais sete volumes sobre obras de artistas locais e regionais; coletânea é um dos resultados de projeto voltado para difusão do acervo artístico do museu na internet.

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) publicará, amanhã (16/12), no Portal Acervo MUnA, sete novos volumes do material didático “Olhando para a obra”. A coleção, que já conta com cinco exemplares, reúne conteúdos sobre obras que compõem o acervo artístico do museu, a fim de contribuir com as atuações e vivências artísticas dos professores de Ensino Fundamental nos espaços educativos em que atuam.

Os fascículos inéditos são parte dos resultados do projeto “MUnA On-line 2: O acervo em diálogo”, uma continuidade do “MUnA On-line: Do museu para o mundo”, ambos idealizados e coordenados pela professora do Instituto de Artes Visuais (IARTE) da UFU, Tatiana Sampaio Ferraz, e contemplados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), com objetivo de difundir o acervo artístico do museu na internet.

A primeira edição do projeto – “MUnA On-line: Do museu para o mundo” -, realizada em 2020, originou os cinco primeiros volumes da coleção “Olhando para a obra”; disponibilizou a catalogação do acervo artístico do museu no meio digital, por meio do Portal Acervo MUnA; e criou a série de vídeos “Depoimentos”, com comentários de professores do curso de Artes Visuais da UFU sobre obras de outros artistas.

Já a segunda edição – “MUnA On-line 2: O acervo em diálogo” -, deu seguimento à difusão do acervo artístico do museu na internet, com a publicação de sete novos exemplares da coleção “Olhando para a obra”; a complementação da catalogação das obras, disponibilizadas no Portal Acervo MUnA; e a ampliação da série “Depoimentos”, com comentários de artistas regionais sobre as próprias produções.

“Olhando para a obra”
Ao todo, o projeto “MUnA On-line” soma 13 publicações da coleção “Olhando para a obra”. A primeira edição focalizou em cinco artistas de relevância nacional: Fayga Ostrower, Ido Finotti, Maciej Babinski, Nelson Leirner e Shirley Paes Leme; e a segunda, em sete artistas atuantes no circuito regional e local: Adélia Lima, Beatriz Rauscher, João Virmondes, Hélio Siqueira, Hélvio Lima, Lucimar Bello e Rodrigo Freitas.

Todos os fascículos da coleção são divididos em três seções: “Olhando para a obra”, “Sobre a artista” e “Experimente”. A primeira propõe descobertas sobre o aspecto analítico das obras, como forma, cor, densidade, luz e sombra; a segunda apresenta uma biografia breve do artista, entrecruzando a trajetória dele com o contexto sociocultural da época; e a terceira instiga a realização de atividades práticas com os estudantes, todas relacionadas com a obra em questão.

A idealizadora e coordenadora do projeto, a professora do Instituto de Artes Visuais (IARTE) da UFU, Tatiana Sampaio Ferraz, explica que o objetivo do material didático é estreitar os laços do MUnA com a educação formal. “‘Olhando para a obra’ traz a perspectiva de se debruçar sobre uma obra, ajudando o professor a pensar como se lê um trabalho e a entender o contexto de produção do artista, além de dar sugestões de relações com outros artistas e propor atividades práticas para desenvolver em sala de aula. São vários caminhos possíveis que servem para a aproximação com a obra e para a mediação da obra com os estudantes”, esclarece.

“O material didático é voltado para o ensino básico justamente para buscar essa aproximação com as escolas, na intenção de trazer cada vez mais os estudantes para dentro do museu, apresentando-o como um lugar de lazer, conhecimento, diversão, troca, partilha e criação, e de fazer a formação de público desde essa faixa etária”, pontua.

Além de Ferraz, que idealizou e coordenou as duas edições do projeto, a equipe do projeto também é formada por alunos egressos dos cursos de Artes Visuais e Jornalismo da UFU e colaboradores externos, sendo eles: Suzana Adamy (produção executiva), Laís Martins (pesquisa e textos), Jéssica Borges (design gráfico), Bruno Favaretto (programação do site), Roberto Chacur (registro fotográfico das obras), Marco Paraná (roteiro, captação e edição de vídeos), Carina Aguiar (arte e vinheta) e Beatriz Ortiz (assessoria de imprensa).

Sobre o MUnA
O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU), fundado em 1975, é um órgão complementar do Instituto de Artes (IARTE) e integrante do Sistema de Museus (SIMU) da UFU. Tem como missão preservar, fomentar e valorizar a produção de artes visuais por meio da promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária; de ações de salvaguarda, ampliação e difusão de seu acervo; e de incentivo ao intercâmbio cultural e científico com instituições pares, buscando estimular a formação de sujeitos críticos e o fortalecimento de relações dialógicas entre seus públicos e o patrimônio cultural sob sua guarda.

O acervo do MUnA reúne mais de 750 itens, advindos de aquisições da própria universidade e doações de artistas e instituições. Ele conta com obras de importantes artistas regionais e nacionais, como Alfredo Volpi, Cildo Meireles, Evandro Carlos Jardim, Fayga Ostrower, Helvio de Lima, Ido Finotti, Julio Plaza, Maciej Babinski, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Renina Katz e Shirley Paes Leme, cumprindo a sua missão de fomentar a reflexão e a produção de artes visuais em Uberlândia e fora dela.