Tico de Moraes apresenta ‘Saigon’, show em homenagem a Emílio Santiago

0

No repertório do espetáculo, nesta sexta-feira (9), estão canções como SaigonVerdade ChinesaPelo Amor de Deus Logo Agora.

Na edição desta semana do projeto Sextas Musicais, o cantor, compositor e guitarrista Tico de Moraes leva ao palco da Casa Thomas Jefferson um espetáculo em homenagem a um dos maiores artistas da música brasileira, Emílio Santiago (1946-2013). O espetáculo acontece  nesta sexta (9), às 20h,  presencialmente, com entrada gratuita, em Brasília, na SEP-Sul 706/906, e  também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

Além de Tico de Moraes, compõem o elenco desta apresentação Misael Barros, bateria, e Alexander Raichenk, teclado e saxofone. No repertório estão canções como SaigonVerdade ChinesaPelo Amor de Deus Logo Agora, com arranjos e interpretações próprias em uma linguagem jazzística e bem brasileira.

Emílio Santiago teve sua carreira marcada por uma celebrada discografia que vai desde clássicos brasileiros até canções em outras línguas, evidenciando seu ecletismo artístico. E este é um ponto de convergência entre ele e Tico de Moraes: a qualidade e versatilidade dos respectivos repertórios interpretados.

Tico possui referências musicais bem definidas, como Dick Farney, Dean Martin, Frank Sinatra e Emílio Santiago. Ele transita em diferentes estilos, especialmente o jazz e a MPB. Com mais de 5 milhões de streams no Spotify, Tico tem oito álbuns e 38 Singles/EPs gravados. Apresentou-se com Áurea Martins, Zé Luiz Mazziotti, Gilson Peranzetta e Maurício Einhorn.

Grande parte de sua obra é marcada por músicas autorais, como Our CrimeBreak inMuch RainShe’s awesome e o dueto com Jane Duboc em Pas-de-Deux, feita com Gustavo Baião. Tem parcerias musicais com cantores e compositores como Marcos Sacramento, Socorro Lira, Fhernanda Fernandes, Gustavo Baião, Elisa Queirós, Nelson Wellington e João Pinheiro. Em 2018, participou do programa Um Café lá em Casa, produzido pelo renomado guitarrista Nelson Faria.

Lançou o álbum Fine, que traz standards do jazz e hits do pop. Apresentou o show Jazz e Música Brasileira em importantes casas de sua cidade. Participou do espetáculo Chet – Retratos Musicais, um tributo ao genial trompetista, produzido pela All of Mi Produção Musical. Apresentou-se em Brasília no Centro Cultural Banco do Brasil, Sala Funarte, Sesc Brasília e no Clube do Choro. Em Belo Horizonte foi no Mercado Grano e, no Rio de Janeiro, Sala Baden Powell, Beco das Garrafas e no Centro da Música Carioca.

A Casa Thomas Jefferson e as Sextas Musicais
O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares. O projeto destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerado um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

 Prestigie!
Saigon – Tico de Moraes
*Quando: 9 de dezembro de 2022
*Horário: 20h
*Local:   CTJ HALL Casa Thomas Jefferson (Em Brasília, na SEP Sul 706/906) e transmissão ao vivo no canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube  https://www.youtube.com/user/ctjonline/videos
*Classificação indicativa: Livre