Iniciativa ajuda a promover bem-estar aos colaboradores através de massagem laboral, além de inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho
O Sistema Gabarito de ensino implantou um projeto para apoiar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e proporcionar aos colaboradores momentos de bem-estar, saúde e alegria. Trata-se do Projeto Afeto, idealizado em conjunto com a Ergonlíder, que apoiou na seleção dos profissionais qualificados de massoterapia com deficiência visual ou cognitiva.
A massagem ajuda a conectar, confortar, aliviar dores e relaxar. “Nossos colaboradores ficaram muito felizes com o Projeto Afeto e com a experiência de ter uma pausa para um momento de bem-estar, carinho e saúde durante o período que estão na escola”, diz a gerente de Recursos Humanos do Sistema Gabarito, Juliana Escarpinati. No ambiente de trabalho, a massoterapia contribui para prevenir algumas doenças ocupacionais como DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) e LER (Lesões por Esforço Repetitivo) além de ativar a circulação sanguínea, aliviar dores, estimular o relaxamento e melhorar a qualidade de vida.
Os massoterapeutas selecionados para o Afeto foram capacitados pelo projeto Incluir, que oferece capacitação e reciclagem contínua dos profissionais, contribuindo também com as empresas, em duas questões: programa de qualidade de vida, prevenção e minimização dos riscos ergonômicos e alinhamento com o programa de inclusão de PCDs.
Como explica Juliana, o Projeto Afeto soma com o propósito de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com a construção de uma identidade profissional e com o reconhecimento de suas potencialidades. “Além dos massoterapeutas, em nossas unidades temos equipes de profissionais com deficiência que, em conjunto com os demais, fazem a educação acontecer”, lembra a gerente de RH.